Cláudio Souza
Apoio Social ao Cidadão
Colaboração da jornalista Paula Paz
A Prefeitura de São José dos Campos realizará nesta quinta-feira (7), das 13h30 às 17h, mais uma atividade de conscientização e sensibilização sobre a prevenção da violência contra as mulheres.
A mobilização, promovida pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão com apoio das guardas civis municipais que integram a Patrulha Maria da Penha, será no calçadão da rua 7 de Setembro, no Terminal Central (Rodoviária Velha) e em locais de grande fluxo de pessoas na região central.
Participarão representantes da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e de entidades da sociedade civil organizada que atuam na defesa das mulheres.
Serão distribuídos às munícipes folders e cartões sobre a rede municipal de acolhimento e proteção às mulheres e cartilhas da Patrulha Maria da Penha.
Ampliar as equipes da Patrulha Maria da Penha, manter o abrigo protetivo para mulheres em situação de violência doméstica, manter o fornecimento de botões de pânico para mulheres vítimas de violência e ampliar o atendimento da Delegacia Virtual da Mulher 24 horas, em parceria com a Polícia Civil, integram o Plano de Gestão 2025-2028.
Agosto Lilás
A atividade desta quinta-feira integra as ações da campanha Agosto Lilás, que será realizada ao longo de todo este mês em todo o país e será marcada por ações de mobilização, prevenção e fortalecimento da rede de proteção às mulheres.
A campanha deste ano destaca que a violência pode ser evitada e reforça que a Lei Maria da Penha salva vidas.
A ação acontecerá no dia em que serão comemorados os 19 anos da Lei Maria da Penha. Reconhecida mundialmente como uma das legislações mais avançadas no enfrentamento à violência contra as mulheres, a norma estabelece medidas protetivas e instrumentos legais para garantir a segurança e a dignidade das vítimas.
Acolhimento e proteção
São José possui uma ampla e integrada rede de acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, envolvendo secretarias municipais como Apoio Social ao Cidadão; Proteção ao Cidadão; Saúde e Educação e Cidadania.
Ações constantes de prevenção e orientação são realizadas na cidade, lideradas pela Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres.
No mês passado, foi realizada a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com a participação de 150 munícipes.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é atuante e trabalha em parceria com a Prefeitura.
Nas três unidades de Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), vinculadas à Prefeitura, o serviço é especializado e atende mulheres com direitos violados por negligência, abandono e violência.
As mulheres que sofrem ameaças e correm risco de morte têm à disposição abrigo protegido sigiloso, com toda a segurança.
Em mais uma ação para ampliar a proteção das mulheres, no final do ano passado a Prefeitura lançou o Manual do fluxo de atendimento à mulher vítima de violência doméstica.
Também existem serviços e programas voltados para a saúde integral da mulher.
Patrulha Maria da Penha
Em outra frente de atuação, a Prefeitura mantém a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal.
Desde sua criação, em junho de 2019, e até o último dia 05 de agosto, o programa já realizou mais de 1.400 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica, resultando na prisão de 100 agressores por descumprimento de medidas protetivas.
Atualmente, mais de 155 mulheres estão sob acompanhamento ativo da equipe. O principal objetivo garantir a segurança de mulheres com medidas protetivas determinadas pela Justiça, prevenindo a reincidência da violência e promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor.
As equipes realizam visitas regulares às vítimas e patrulhamento preventivo nos locais que elas frequentam, com foco no cumprimento das medidas judiciais. As viaturas não possuem identificação externa e contam com guardas femininas, o que proporciona mais sigilo e empatia no atendimento.
Denúncias
A Prefeitura incentiva os munícipes a denunciarem situações de violência contra as mulheres. As ligações são gratuitas e anônimas e podem ser feitas a qualquer hora do dia pelos números:
• 180 (Disque Denúncia do governo federal) - 24 horas
• 153 (Guarda Civil Municipal e Patrulha Maria da Penha) - 24 horas
• 190 (Polícia Militar) - 24 horas
• Delegacia de Defesa da Mulher: 3941-4140 - 24 horas
MAIS NOTÍCIAS
Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.