Crianças exploram raízes culturais de São José em escola
Atualizado em 04/08/2025 - 16:58
Crianças exploram raízes culturais de São José em escola
Emei Zilda Costa mobiliza alunos, professores e famílias em uma festa que celebrou as raízes e memórias da cidade - Foto: PMSJC

Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania

Resgatar as raízes culturais de São José dos Campos, valorizando memórias, tradições e, principalmente, o olhar das crianças. Foi com esse propósito que a Emei “Profª Zilda Costa de Oliveira”, localizada no Parque Santa Rita, promoveu uma verdadeira festa para o coração joseense.

A unidade escolar se mobilizou durante todo o semestre com um projeto coletivo, construído pelos professores e pela comunidade, que resultou em uma 'Festa Cultural'. O evento celebrou a identidade local por meio da música, literatura, brincadeiras antigas, comidas típicas, artesanato e uma imersão nos pontos turísticos da cidade. Tudo com a participação ativa dos pequenos, do Berçário I ao Pré II, e o envolvimento das famílias.

Com traços coloridos e cheios de afeto, as crianças eternizaram memórias e símbolos da cidade | Foto: PMSJC

Da escuta ao protagonismo infantil

O trabalho foi pautado no respeito às expressões infantis e na valorização das vivências. As crianças não apenas participaram, mas foram protagonistas. Elas desenharam símbolos da cidade, como o Arco da Inovação, o Parque da Cidade e as famosas capivaras. Também declamaram poemas do patrono da educação joseense, Cassiano Ricardo, em uma atividade que uniu literatura, música e oralidade.

Ao revisar o planejamento, cada professor teve um olhar de acordo com o currículo de São José dos Campos. Tivemos leitura e escrita, gramatização de poemas, cantigas… fizemos um sarau que valorizou a aprendizagem das crianças”, destacou Cintia Pires, professora do bloco de literatura.

O objetivo central foi a valorização da cultura em si e do outro também, respeitando as diferenças. Mostramos pontos turísticos que eles já viram, mas às vezes nem sabiam o que era de fato. Foi muito interessante e positivo, agora eles já se apropriaram do conhecimento e da cidade”, afirmou. 

Crianças exploraram pontos turísticos como o Arco da Inovação e as palmeiras imperiais, traduzindo em arte o que também pertence à memória afetiva | Foto: PMSJC 

No bloco de música, o foco foi reviver as canções e danças típicas do município. As professoras buscaram referências nos grupos tradicionais da cidade para trazer autenticidade ao projeto.

Nosso foco foi trazer brincadeiras, danças de roda e tudo aquilo que envolvia a música da cultura joseense. Pesquisamos e trouxemos referências como a companhia Bola de Meia e o grupo Passarinheiros. A escola inteira se envolveu: cada professora fez sua parte, e as crianças apresentaram poesias, desenhos, saraus… foi lindo”, contou Elaine Santana, professora de música.

As professoras Elaine e Cintia, lideraram os blocos de literatura e música promovendo o protagonismo infantil | Foto: PMSJC

Na ponta desse processo de escuta e construção estão as crianças. E elas contam, com orgulho.

“A gente gostou muito de desenhar as coisas da cidade, como o Parque da Cidade, as capivaras, a ponte e até os poemas do poeta que nasceu aqui", disseram animadas Helena Beatriz, Manuella Oliveira e Beatriz Firmino, do Pré I.

Construção e experiências

O projeto foi o resultado de um trabalho sensível e comprometido, que uniu professores, famílias e crianças. A escuta das infâncias foi prioridade em todas as fases do projeto, que propôs um mergulho nas origens e nas riquezas de São José dos Campos, com respeito, criatividade e afeto.

Com iniciativas como essa, São José reafirma o compromisso com uma educação que forma cidadãos conscientes, sensíveis e conectados com sua história.


MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania

×