Troféu Ozires Silva premia práticas inovadoras na rede de ensino
Atualizado em 25/05/2024 - 11:50
V Congresso Invoz: Troféu Ozires Silva e Circuito STEAM Brasil
Projetos educacionais realizados em 2023 foram reconhecidos durante o Congresso Invoz de Educação - Foto: PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania

Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida

Escolas e professores da rede de ensino municipal de São José dos Campos se destacaram na primeira edição do Troféu Ozires Silva Educação. O prêmio foi entregue na sexta-feira (24), durante o primeiro dia do Congresso Invoz de Educação, que continua no Cefe (Centro de Formação do Educador) até este sábado (25).

Destinada a educadores do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares, a premiação consiste em reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras. No total, o Invoz recebeu 72 inscrições e 39 projetos.

A rede de ensino da Prefeitura esteve representada por oito escolas e saiu vencedora em três categorias: fundamental I – com a Emefi Leonor Pereira Nunes Galvão –, fundamental II – com a Emefi Áurea Cantinho Rodrigues – e escolas municipais – com a Emefi Adélia Chucri Neme.

“Nosso projeto foca em levar acessibilidade para estudantes cegos”, explica o professor Paulo Rodrigues. “Começamos na Emefi Leonor em 2022, e hoje já levamos para 8 escolas no total, com a ideia de alcançar cada vez mais alunos. É muito relevante compartilhar esses bons exemplos em um evento tão grande como esse.”

Paulo exibe o troféu conquistado | Foto: PMSJC

Representando a Emefi Áurea Cantinho, a professora Flávia Fernandes reforça o sentimento de realização. “Nosso projeto, intitulado Estação do Conhecimento, desenvolveu muito o protagonismo e confiança dos nossos alunos, pois eles assumiram o papel de educadores e aprenderam enquanto ensinavam os colegas.”

Projeto de Flávia incentivou a autonomia dos estudantes | Foto: PMSJC

Para Natalia Novakoski, da Emefi Adélia Chucri, a maior conquista está no impacto em sala de aula. “É um trabalho em conjunto, visando somente um resultado, que é o avanço das crianças. Elas progrediram muito com o projeto Trilha do Conhecimento, e isso nos enche de orgulho. Até me emociono ao pensar neles.”

Natalia recebeu o prêmio pela Emefi Adélia Chucri | Foto: PMSJC

Os troféus foram entregues pelos bisnetos do engenheiro Ozires Silva: Guilherme, de 12 anos, e Pedro Henrique, de 8. A lista dos indicados – escolas e professores – está disponível no site do congresso

Circuito

O congresso conta ainda com um programa educacional de competições científicas e tecnológicas, o Circuito Steam Brasil, que engloba ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. São diversas ações com o objetivo de estimular crianças e jovens para carreiras promissoras por meio de oficinas práticas, envolvendo assuntos como espaço, oceanos, aviação, cinema, robótica e cidades inteligentes.

Alunos da Emefi Vera Lúcia Carnevalli Barreto, de Santana, participaram das atividades acompanhados pelos professores e aprovaram a experiência. “Estou achando muito legal, podemos interagir bastante, e as atrações são bem criativas”, disse Giovana Honorato.

“Aprendi bastante coisa nova e pude ver de perto como funcionam diversos fenômenos, é muito divertido”, afirmou Luísa Turri. A professora Fernanda Valentim destacou a importância da promoção dessas oportunidades para as crianças. “Isso agrega muito com o trabalho que realizamos com eles na escola e inspira os alunos com novas possibilidades para o futuro.”

Fernanda, ao lado de Giovana e Luísa | Foto: PMSJC

Invoz

Com o tema Sonhar e Realizar, o evento envolve dois dias de programação voltada a educadores, estudantes e gestores. Um dos destaques é a palestra sobre a importância das olimpíadas científicas e tecnológicas nos anos iniciais do ensino fundamental.

Entre as novidades desta edição, está a homenagem aos pioneiros no setor aeroespacial. O primeiro a receber o troféu nessa categoria foi Fernando de Mendonça pela carreira como pesquisador acadêmico e militar.

Fundado em 2017, o Invoz (Integrando Vozes para o Futuro) é uma instituição sem fins lucrativos com sede em São José dos Campos. Ela foi criada por Ozires Silva e tem a missão de incentivar a educação, o empreendedorismo e a inovação, além de propagar a cultura aeroespacial.

O Congresso Invoz de Educação tem patrocínio de empresas e organizações, com apoio da Prefeitura e de outros órgãos públicos e do setor privado.