São José Unida define estratégias de segurança no centro
Atualizado em 27/05/2024 - 16:15
Patrulhamento da GCM - Base Móvel e GBike na região central da cidade
Ações de Segurança são realizadas de forma recorrente na região central da cidade - Foto: PMSJC

Paula Paz
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura continua reforçando as ações de segurança na região central da cidade e no Terminal Rodoviário Intermunicipal, que também conta com uma empresa de vigilância terceirizada.

Nesta quinta-feira (23), equipes das forças de segurança e do Apoio Social ao Cidadão se reuniram na sede da Secretaria de Proteção ao Cidadão para discutir as ações já realizadas e definir novas estratégias para fortalecer a segurança e as iniciativas sociais na região central.

A reunião contou também com a participação de representantes da Urbam (Urbanizadora Municipal) e da Sinart, empresa que administra o Terminal Rodoviário Intermunicipal, por onde circulam cerca de 20 mil pessoas diariamente.

Entre as estratégias definidas estão a permanência de dois agentes da Polícia Militar para realizar rondas no Terminal Rodoviário Intermunicipal, complementando as patrulhas da ROMU, especialmente à noite.

Além disso, as câmeras de segurança do terminal serão interligadas ao CSI (Centro de Segurança e Inteligência), um sistema de monitoramento inteligente operado 24 horas por dia. Futuramente, o local receberá câmeras com sistema de reconhecimento facial.

A Polícia Civil apresentou as ações que estão sendo implementadas na cidade para agilizar a captura de procurados pela Justiça. As iniciativas incluem fiscalização intensiva nas adegas da região e reuniões com os seguranças do terminal para garantir uma coordenação eficaz.

Em breve, o Centro Pop (Serviço de Abordagem Social e Centro de Atendimento ao Migrante) será transferido para uma nova unidade, proporcionando um ambiente mais adequado para os serviços prestados.

Além disso, está em discussão a implementação de um novo equipamento policial na região para reforçar ainda mais a segurança.

Reforço nas Ações

No mês de abril, a Guarda Civil Municipal de São José dos Campos deu início ao Patrulhamento Comunitário, como parte de uma estratégia para reforçar a segurança e aumentar a aproximação com a população. Os agentes marcam presença nas ruas a pé e de bike com o objetivo de coibir atividades criminosas.

As ações tiveram início com as Bases Móveis, uma delas situada nas proximidades do Mercadão e a outra no Jardim Paulista, proporcionando apoio estratégico e abordagem eficaz. Os agentes percorrem a região entre essas bases móveis, utilizando as bikes como meio de deslocamento.

Já a operação denominada Cidadania Segura, teve início no dia 05 de maio, a iniciativa envolveu a Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e contou com participação da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão da Prefeitura, com equipes dispostas a oferecer assistência às pessoas em situação de rua e identificar indivíduos procurados pela Justiça.