CCZ tem microchipagem, feira de adoção e vacinação antirrábica
Atualizado em 27/05/2024 - 16:18
Feira de adoção de cães e gatos no CCZ. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 27-04-2024
Estarão disponíveis 93 animais em mais uma ação da Prefeitura para estimular a adoção responsável de cães e gatos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Ariane Caldas
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (25), das 8h30 às 13h30, mais uma feira de adoção de cães e gatos no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), no Parque Industrial, localizado na região sul.

Ao todo, estarão disponíveis para adoção 93 animais, sendo 89 cães (69 machos e 20 fêmeas) e 4 gatos (3 fêmeas e 1 macho). Essa é mais uma oportunidade de estimular a adoção responsável e dos pets receberem um novo lar.

Os interessados em adotar um animalzinho devem ter 18 anos ou mais, ser morador de São José dos Campos e apresentar documento original com foto e CPF para a formalização do processo.

Após o procedimento ser concluído, a equipe responsável agenda uma visita na casa do tutor na semana seguinte para avaliar a adaptação do animal.

Além da feira, que acontece em todo último sábado do mês, os futuros pais de pet podem conferir no site do CCZ os animais disponíveis para adoção. É um mais simpático que o outro.

Adotar um animal requer responsabilidade e dedicação. Somente nos últimos três anos, foram adotados 322 cães e gatos, sendo 41 através do site criado para Adoção Digital. O CCZ fica localizado na rua George Williams, 581.

Vacinação

Durante a feira, os visitantes também poderão levar o animal de estimação para tomar a vacina antirrábica.

A recomendação é de que os pets sejam conduzidos com coleira e guia, acompanhados por uma pessoa adulta. Também é importante que os tutores levem a caderneta de vacinação.

Cuidados com os pets são ampliados pelos serviços da Prefeitura | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Microchipagem

Ainda pensando no bem-estar animal, a Prefeitura ampliou a inserção de microchips em cães e gatos. O procedimento, que até então acontecia apenas nas cirurgias de castração, agora está disponível também na feira de adoção e no evento Prefeitura + Perto de Você.

Não é necessário agendamento prévio. Para participar da campanha, basta que o animal tenha no mínimo quatro meses de idade. O tutor deve apresentar documento com foto e comprovante de residência do município de São José dos Campos.

Na microchipagem, um dispositivo eletrônico é implantado sob a pele do animal. O chip armazena um código único e inalterável com informações de contato do tutor e do pet, como nomes, endereços e telefones, que auxiliam na identificação do animal em casos de perda e na diminuição dos casos de abandono.

O procedimento de microchipagem em cães e gatos também acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, no CCZ (Rua George Willians, 581, Parque Industrial).

Bem-estar animal

Criado em 2018, o programa Meu Pet Feliz tem como objetivo estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável.

Engloba diversas ações contínuas, como as feiras de adoção de cães e gatos, as vacinações antirrábicas, as castrações e microchipagens de pets e as ações do castramóvel, a unidade móvel implementada pela Prefeitura.

Desde 2018, já foram realizadas 27.597 castrações de cães e gatos, sendo 8.709 com apoio da unidade móvel, o castramóvel. Além da cirurgia, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos e furtos.

A ampliação do atendimento gratuito do programa Meu Pet Feliz é mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.