Semana do Meio Ambiente terá City Tour especial das árvores
Atualizado em 20/05/2024 - 10:41
City Tour das árvores
Jequitibá Rosa de Eugênio de Melo tem 500 anos e é protegido por lei municipal de 1993, que tornou a espécie imune a corte - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

*Colaborou o jornalista José Roberto

Para começar as comemorações da Semana do Meio Ambiente, o programa City Tour preparou um roteiro diferente com visitas guiadas a árvores consideradas símbolos de São José dos Campos. A cidade é considerada umas três cidades mais arborizadas do Brasil.

O passeio gratuito está programado para o dia 1 de junho, das 8h30 às 13h. A visita terá o acompanhamento de guias especializados e educadores ambientais.

O início será no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, com visita à Árvore da Chuva. Localizado no perímetro do parque, a árvore é considerada a maior de sua espécie no Brasil.

Também estão no roteiro o Jequitibá Rosa, no distrito de Eugênio de Melo, e espécies localizadas na Praça Synesio Martins, no Jardim Esplanada, entre outras.

Turistas e moradores vão aprender mais sobre o contexto histórico das espécies, ações e cuidados, além lendas e curiosidades sobre as árvores.

Também será apresentado o programa de cadastro arbóreo, que já catalogou mais de 40 mil árvores no município.

Cada árvore recebe uma placa de identificação com numeração específica e informações em QR Code, que pode ser lido por dispositivos móveis, como celulares e tablets com acesso à internet.

O Dia do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho e terá programação especial da Prefeitura, a ser divulgada.

Inscrições

Os passeios são gratuitos e as inscrições podem ser feitas até 12h do dia 29 de maio, véspera do feriado de Corpus Christi, pela Central 156 (telefone, site e aplicativo) ou pelo e-mail turismo@sjc.sp.gov.br.

Serão oferecidas 44 vagas, preenchidas por ordem de acesso.

O deslocamento será feito em ônibus especial destinado ao programa City Tour.

É recomendável usar vestuário confortável, como roupa leve e tênis. Também é importante levar água, repelente, protetor solar, chapéu ou boné.