Mais de 5.000 pessoas visitam o Museu do Folclore em janeiro
Atualizado em 27/02/2024 - 10:18
A brinquedoteca do museu voltou a funcionar no horário normal, após o encerramento do Férias no Museu - Foto:

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Além das visitas às exposições e à biblioteca, o mês de janeiro no Museu do Folclore de São José dos Campos foi marcado pelo encerramento do ciclo de Natal (fechamento do presépio e 26ª Chegada das Bandeiras) e a realização de mais um Férias no Museu. Juntas, estas atividades levaram ao museu 5.012 pessoas.

Entre elas, integrantes do Urbans Sketchers de São José (desenhistas urbanos), grupo criado em 2020 pela argentina Margarita Gallo, artista autodidata que mora em São José desde 2019. Durante algumas horas, eles retrataram movimentos, núcleos e vestimentas das Folias de Reis participantes da Chegada das Bandeiras.

O grupo já tem 9 desenhistas (de técnicas livres) e integra a comunidade internacional Urban Sketchers, que conta com quase 500 grupos no mundo todo. O grupo não tem fins lucrativos e está aberto a novos membros que tenham o mesmo objetivo.

Grupo de desenhistas mostram os trabalhos feitos

Férias no Museu

Em relação às exposições, foram 1.709 visitantes (entre visitas espontâneas e agendadas), sendo 1.054 de São José, 621 de outros estados e municípios e 22 do exterior (Angola, Alemanha, Cabo Verde, Colômbia, Chile, Espanha, Irlanda, Japão e Portugal).

Especificamente ao programa Férias no Museu, foi registrada uma participação de 1.163 pessoas (entre pais e filhos) nas quatro semanas de atividades, algumas realizadas na brinquedoteca, que voltaram ao seu horário normal de funcionamento, de terça a sexta (das 9h às 12h e das 14h às 16h30). 

Agendamento

As visitas agendadas (de grupos escolares e outros) serão retomadas em março. O agendamento continuará sendo feito pelo site do museu, mas por um novo processo que vem sendo finalizado.

Os dias e horários para visitas às exposições, biblioteca e brinquedoteca continuam sendo de terça a sexta, das 9h às 17h.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354

www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×