Urbam inicia geração de energia a partir do biogás do aterro
Atualizado em 15/02/2024 - 16:12
Usina
A Urbam vai implantar, manter e gerir a Usina de Biogás - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Urbam (Urbanizadora Municipal) iniciou a geração de energia a partir do biogás captado no aterro sanitário de São José dos Campos. A Usina de Geração de Energia Elétrica a partir do Biogás é composta por seis motores com capacidade de geração de 1,6 MWh de energia para suprir o equivalente a 30% da energia consumida pelos prédios da Prefeitura de São José (hospitais, escolas e outros). O objetivo é compor a matriz verde energética planejada pelo município.

Serão 974 instalações que obterão créditos, ou seja, abatimento nas contas de energia dos prédios públicos pelo período de 60 meses. O valor do contrato é R$ 20,168 milhões. A iniciativa com o Biogás tem previsão de economizar R$ 15 milhões no custeio de energia, ou seja 36,7 % nas contas.

O biogás, fonte versátil e sustentável de energia, pode ser utilizado para a geração de eletricidade com forte compromisso com o meio ambiente, atendendo às orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Biogás

Desde 2008, todo o gás captado no aterro sanitário da cidade era queimado e eliminado na Central de Tratamento de Biogás, deixando de poluir a atmosfera.

O biogás é resultado da decomposição do lixo que está confinado no aterro, e é composto principalmente pelo gás metano (CH4), 21 vezes mais impactante na atmosfera que o dióxido de carbono (CO2) e em mínimas proporções pelo gás sulfídrico (H2S), causador de odores desagradáveis, oxigênio (O2), além de outros. Agora passa a ser reaproveitado.

Fotovoltaica

Em 2023, a Prefeitura iniciou a implantação de usinas fotovoltaicas para geração de créditos nos prédios públicos da cidade. Além ser renovável e contribuir para o meio ambiente, pois preserva o uso de recursos naturais, a iniciativa está gerando economia no pagamento do consumo de eletricidade.

O resultado é economia inicial de 26,4% de desconto no uso para abastecer 43 prédios públicos e a Linha Verde. O projeto está sendo implantado gradativamente.

A energia limpa vem de uma fazenda de módulos fotovoltaicos em Cachoeira Paulista, cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira que tem alto índice de densidade solar. São 11 mil metros quadrados de placas solares.