Oficina ‘Como os Livros se Tornam Filmes’ abre 40 vagas
30/04/2024 17:04
Museu Municipal
Inscrições para as 40 vagas gratuitas começam nesta quarta-feira (1) e seguem até o próximo dia 7 - Foto: Paulo Amaral/FCCR

João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

*Colaborou a estagiária Walquíria Teodoro

O Museu Municipal de São José dos Campos recebe, no próximo dia 10 de maio, às 14h, o crítico de cinema Marcelo Lyra, que vai ministrar a oficina “Como os Livros se Tornam Filmes”.

A oficina faz parte do programa de formação e difusão cultural do Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Prefeitura Municipal.

As inscrições para as 40 vagas gratuitas começam nesta quarta-feira (1) e seguem até o próximo dia 7, exclusivamente pelo aplicativo São José Viva.

A faixa etária é a partir de 14 anos.

Sobre a oficina

A proposta é aprender sobre as diferentes formas de adaptar livros para o cinema. Como as palavras se transformam em imagens, quais os limites da adaptação, porque alguns filmes são muito fieis ao livro e outros não. Leitura de trechos dos livros seguida da exibição das mesmas cenas nos filmes, de modo a entender as diferenças dos formatos, o que funciona no livro e não funciona na tela e vice-versa. Os filmes que serão estudados nesta oficina são: "O Poderoso Chefão"; "Harry Potter e a Câmara Secreta"; "Rebecca, a Mulher Inesquecível"; e "Janela Indiscreta".

O Cineasta

Marcelo Lyra, professor, crítico de cinema e literatura, será o facilitador desta jornada cinematográfica. Com formação em Jornalismo e extensa experiência na área, Marcelo ministra cursos sobre crítica de cinema, história do cinema e literatura desde 2010. Seu conhecimento e paixão pelo mundo das telas e das letras prometem enriquecer a experiência dos participantes.

Ponto MIS

O Ponto MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

Sexta-feira (10) - 14h às 18h
Oficina - “Como os Livros se Tornam Filmes”.

Museu Municipal de São José dos Campos - Auditório
Praça Afonso Pena, 29, Centro