GCM aborda 4 suspeitos de soltar balões com ajuda do CSI
Atualizado em 29/04/2024 - 17:55
CSI detecta balões
O CSI conta com mais de 1.200 câmeras e 340 portais eletrônicos com reconhecimento OCR - Foto: Ilustração

Paula Paz
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Em uma rápida ação ocorrida na tarde do último domingo (28), equipes de patrulhamento da Guarda Civil Municipal da Prefeitura de São José dos Campos abordaram 4 pessoas suspeitas de soltar balões, nas proximidades do PIT (Parque de Inovação Tecnológica).

Os balões foram detectados pelas câmeras inteligentes do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) da Prefeitura, ligado à Secretaria de Proteção ao Cidadão, quando sobrevoavam a região leste da cidade. Um deles caiu justamente numa área de mata próximo ao PIT.

Os indivíduos estavam acompanhando os balões em 4 veículos diferentes e após serem interceptados pela GCM foram conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil, ficando à disposição das autoridades policiais.

Ato criminoso

Soltar balões é crime, além de representar um risco para a segurança pública e o meio ambiente. A pena varia de 1 a 3 anos de detenção ou multa. A atitude pode causar incêndios, danos à fauna e à flora, além de interferir na aviação e na qualidade do ar.

A Prefeitura enfatiza que a população precisa estar ciente dos riscos e das consequências legais de cometer este crime, lembrando que as autoridades continuam atuantes na prevenção e no combate a esse tipo de conduta, visando garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Ao observar esta prática, o cidadão pode fazer uma denúncia pelo telefone 190 da Polícia Militar ou 153 da Guarda Civil Municipal.