Prefeitura realiza mutirão para inserção de DIU no sábado
19/04/2024 11:27
Programa Bem me Quero
O mutirão vai atender 25 mulheres que estão aguardando pelo procedimento no município - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Ariane Caldas
Secretaria de Saúde

Mulheres que aguardavam para colocação de DIU (Dispositivo Intrauterino) receberam uma boa notícia nesta semana. A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (20), um mutirão para inserção de DIU. Essa é mais uma iniciativa voltada à saúde da mulher, promovida pelo programa Bem me Quero.

A ação será na UBS do Jardim Satélite (Av. Andrômeda, 1960), das 7h30 às 13h e vai atender 25 mulheres que estão aguardando pelo procedimento no município.

As pacientes chamadas devem ter feito o exame preventivo com menos de um ano. Antes da colocação do DIU será feito o teste rápido de gravidez, cumprindo todo o protocolo.

O mutirão acontece em parceria com a faculdade Anhembi Morumbi.

Serão duas salas de atendimento para colocação do DIU. E após a inserção, a paciente já será encaminhada para outra sala onde será realizado o exame de ultrassom para confirmar a posição do dispositivo.

Todos os procedimentos serão realizados pelas professoras de ginecologia e obstetrícia da faculdade com a participação dos alunos.

O DIU de cobre, que será utilizado no mutirão, possui duração de 10 anos, é seguro e eficaz. Podendo ser retirado a qualquer momento se a mulher desejar, permitindo a melhor autonomia sobre o seu planejamento familiar.

Bem me Quero

A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (20), das 9h às 14h, mais uma edição do Bem Me Quero, programa que tem como objetivo cuidar da saúde da mulher com exames ginecológicos preventivos e mamografia, além de outros procedimentos.

Seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Resolve estarão abertas: Vila Maria (região central), Cidade Morumbi (sul), São Judas Tadeu (sudeste), Alto da Ponte (norte), e Eugênio de Melo e Vista Verde (leste).

Ainda por meio do "Bem Me Quero”, será disponibilizada para todos os públicos a multivacinação para atualização da caderneta de vacinas e a pesagem do programa Bolsa Família.