Educação ambiental promove plantio de árvores com crianças
Atualizado em 19/04/2024 - 11:38
Plantio de mudas com alunos do CEDIN Amália Bondesan
As crianças plantaram duas mudas de Ipê-amarelo no entorno da escola, no distrito de Eugênio de Melo - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania

Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida

Um grupo de 57 crianças do Cedin Amália Bondesan dos Santos, no distrito de Eugênio de Melo, região leste de São José dos Campos, teve uma manhã especial nesta quinta-feira (18) em contato com a natureza.

As crianças do Pré 2 participaram do plantio de duas mudas de Ipê-amarelo-cascudo, árvore símbolo da cidade, em uma calçada em frente à escola.

A atividade teve início em sala de aula, onde aprenderam mais sobre a espécie e a importância das árvores para a saúde das pessoas.

Acompanhados pelos professores e com o apoio de profissionais da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, os pequenos colocaram as mãozinhas na terra e aprenderam lições que irão levar para o resto da vida.

“As plantinhas precisam de água e cuidado para ficarem grandes e bonitas, igual a gente”, disse Kethelyn Cristina Marcelino da Silva, de 5 anos.

“Eu gostei muito de plantar com meus amigos e estou ansioso para ver a árvore crescer”, comentou Samuel Donizetti Naressi Cardoso, também de 5 anos.

Para a professora Jéssica Oliveira, a experiência foi enriquecedora para a turma: “A Educação Infantil é uma fase repleta de descobertas, explorar a natureza traz ensinamentos além da escola. Agora, eles têm mais consciência do papel deles na preservação do meio ambiente e levam isso para casa também”, afirmou.

A professora Jéssica com os alunos Kethelyn e Samuel | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Arboriza São José

A atividade integra as ações do programa Arboriza São José, que iniciou em junho de 2023 o plantio de 5.000 novas árvores em áreas urbanas por diversas regiões da cidade.

As árvores plantadas pelas crianças marcaram o início da atuação no distrito de Eugênio de Melo, que irá receber plantios planejados para formação de caminhos verdes, ou seja, as ruas e avenidas serão sombreadas pelas copas das árvores, proporcionando conforto para os pedestres e ciclistas, melhorando a qualidade do ar e da infraestrutura urbana.

Ao sombrear o asfalto, as árvores promovem conforto térmico e economia de energia, bem como qualidade de vida e ambiental, além de inúmeros outros benefícios.

As pessoas podem solicitar à Prefeitura que seja plantada uma árvore em frente de sua casa. Para isso, o pedido deve ser feito pelo 156 ou PrefBook. São indicadas espécies adequadas para plantio nas áreas públicas, compatíveis com os espaços livres nos passeios.

O programa Arboriza São José reúne um conjunto de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas, emissão de laudos, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitações técnicas e educação ambiental, além da completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade ao cidadão em acessar todas árvores cadastradas no portal Geosanja.