Atletas do São José se preparam para o Brasileiro de jiu-jitsu
Atualizado em 19/04/2024 - 17:26
Atleta da LIF, Alexandre de Jesus "Robinho", em uma manhã de treinos na academia de jiu-jitsu.
Ao todo, 26 atletas joseenses se preparam para o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu; competição começa neste sábado (20) - Foto: PMSJC

Lucas Lemes
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Nesta sexta-feira (19), os lutadores de jiu-jitsu de São José dos Campos tiveram mais uma manhã de treinamentos para o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que começa neste fim de semana em Barueri (SP), para as primeiras categorias (faixas branca, azul e roxa) da modalidade.

Entre os 26 atletas joseenses que participam dos treinamentos para o Brasileiro, está Alexandre de Jesus "Robinho", faixa preta e campeão da Abu Dhabi Combat Club (ADCC Brasil) deste ano, seletiva sul-americana que o leva para o próximo Mundial de Jiu-Jitsu No Gi (sem kimono), que acontece em agosto, em Las Vegas (EUA). Esta será sua segunda participação no Mundial, na primeira, o atleta faturou o bronze.

Destaque

Com 27 anos de idade, sendo 14 deles no jiu-jitsu, Robinho se profissionalizou na modalidade há 6 anos, quando se mudou para São José dos Campos para treinar com Juninho Calasans.

"Eu via o Juninho Calasans sendo campeão nas competições que participava, já queria treinar com ele e a estrutura que encontrei aqui é ótima. Me permite ter uma boa rotina de treinamentos e, ao mesmo tempo, ficar concentrado nas competições. Meu foco hoje é o Campeonato Brasileiro, que é um dos maiores torneios de jiu-jitsu do mundo. Minhas lutas acontecem na semana que vem, tenho me preparado bastante", disse.

"Após o Brasileiro, passo a treinar sem kimono para o Mundial No Gi. Vivo contagiado com os torneios que disputo e espero trazer mais títulos para São José dos Campos", destacou o atleta.

Robinho é um dos 14 lutadores de jiu-jitsu que captaram recursos via LIF (Lei de Incentivo Fiscal) nesta temporada por meio de projetos individuais, programa que repassa o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou ISS (Imposto Sobre Serviços) de empresas e pessoas físicas que queiram beneficiar projetos das mais diversas modalidades esportivas. O atleta é um dos principais nomes da modalidade no Brasil e, nos últimos anos, trouxe títulos importantes para o município.

Parceria

Nascido em São José dos Campos, o multicampeão, Juninho Calasans é treinador dos atletas de jiu-jitsu da LIF e coordena a academia que recebe praticantes de jiu-jutsu do mundo inteiro, localizada na região oeste da cidade.

Para Juninho, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura é o diferencial que torna possível aos atletas chegarem cada vez mais longe.

"O jiu-jitsu sempre esteve em minha vida, com a influência de minha família nas artes marciais, desde criança tive o objetivo de construir minha carreira como lutador. É fruto de muito trabalho ter este reconhecimento e receber tantas pessoas de diferentes lugares do mundo para treinar. A parceira com a Prefeitura, por meio da LIF, colabora para o desenvolvimento da carreira dos atletas para que estejam sempre focados nas competições", comentou.

Recorde

Neste ano, dos 206 projetos aprovados, 176 conseguiram efetivar a captação parcial ou total de seu valor deliberado, totalizando 85% dos projetos captados, número que pela primeira vez superou a barreira dos 80% desde que o levantamento é feito (2017) e desde a implementação da nova lei da LIF (2018).

Os projetos captados em 2024 estão divididos em 102 para apoio individual a atletas federados; 15 para projetos individuais de atletas PCD (pessoa com deficiência); 21 para projetos das equipes do Programa Atleta Cidadão, que reúne as categorias de base da cidade; 20 para equipes competitivas de rendimento; nove para equipes sociodesportivas, em que não há finalidade competitiva, e nove para equipes de modalidades do paradesporto.