Prefeitura realiza mais uma edição do Bem me Quero neste sábado
Atualizado em 20/04/2024 - 14:02
Programa Bem me Quero
O programa facilita o acesso às unidades para as mulheres aos sábados com exames, testes, vacinação, entre outros procedimentos - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Ariane Caldas
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (20), das 9h às 14h, mais uma edição do Bem Me Quero, programa que tem como objetivo cuidar da saúde da mulher com exames ginecológicos preventivos e mamografia, além de outros procedimentos.

Seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Resolve estarão abertas: Vila Maria (região central), Cidade Morumbi (sul), São Judas Tadeu (sudeste), Alto da Ponte (norte), Eugênio de Melo e Vista Verde (leste).

Ainda por meio do "Bem Me Quero”, será disponibilizada para todos os públicos a multivacinação para atualização da caderneta de vacinas e a pesagem do programa Bolsa Família.

A ampliação e consolidação do atendimento integral à mulher no Previna (Programa de Prevenção ao Câncer) e outros programas, como o Bem Me Quero, é uma das metas cumpridas do Plano de Gestão 2021-2024.

Mais saúde

Implantado há um ano, o Bem Me Quero é realizado sempre aos sábados, uma vez por mês, com o objetivo de facilitar o acesso às unidades para as mulheres que não conseguem ir durante a semana devido ao trabalho ou às ocupações diárias.

As coletas de exames preventivos, a aplicação de vacinas e os testes rápidos também são realizados de segunda a sexta-feira nas 40 UBSs Resolve e nas 5 Unidades Avançadas. Confira os endereços e horários de funcionamento no site da Prefeitura.

Cuidados constantes

Nas UBSs, além dos exames preventivos, as mulheres têm à disposição o acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puerpério), dispensação de preservativos e contraceptivos, teste de gravidez (urina e sangue) e teste rápido HIV/Sífilis/Hepatite.

São José dos Campos conta com uma ampla e estruturada rede de atendimento para o tratamento do câncer.

Por meio do programa Previna, que visa favorecer o diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura do paciente, o município investe no rastreamento dos principais tipos de câncer, na priorização dos casos urgentes e no contato direto com as UBSs Resolve para o encaminhamento correto dos casos suspeitos e confirmados da doença.

Todas estas ações facilitam e garantem agilidade no atendimento, promovendo a detecção precoce de doenças. No caso do câncer, quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de cura.

Ao longo de todo o ano, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde, tem ampliado as ações para melhoria da saúde da mulher, com capacitações constantes como a que ocorreu no mês passado para médicos e enfermeiros das UBSs que atuam na prevenção e combate ao câncer.

Programa Bem Me Quero

Data: Sábado (20)
Horário: Das 9h às 14h

Serviços oferecidos:

• Vacinação (Influenza e atualização da carteirinha). A imunização estará disponível para todos os públicos
  • Detecção precoce de doenças
  • Prevenção do câncer de colo do útero
  • Testes rápidos: HIV, Sífilis, Hepatite B e C e testes de gravidez

UBSs Resolve abertas:

Região central

• Vila Maria (Rua São Pedro, 55)

Região sul