Noite de choro anima a noite na região central de São José
18/04/2024 10:00
Regional da Vila
Da esquerda para a direita: Mauricio Guil, Guilherme Sakamuta, Eduardo Pereira e Gabriel Peregrino - Foto: Divulgação

João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

*Colaborou a estagiária Walquíria Teodoro

O Museu Municipal de São José dos Campos recebe, nesta sexta-feira (19), a apresentação do conjunto de choro Regional da Vila. A atração acontece em dois horários: às 17h e às 20h.

Das 17h às 18h, o grupo fará um concerto didático, apresentando algumas músicas, falando sobre o choro e a formação de instrumentos. Às 20h, o grupo apresenta o show “Caminhos do Choro”.

A apresentação abre a programação musical deste ano no Museu Municipal.

O show é livre e acontece no auditório. Não é necessário retirar ingresso. Basta chegar e prestigiar.

A apresentação é viabilizada pelo ProAc (Programa de Ação Cultural de São Paulo), do Governo do Estado de São Paulo.

Apresentação

O show "Caminhos do nosso choro", interpretado pelo Regional da Vila, tem como temática central o choro produzido no interior do Estado de São Paulo nas últimas décadas.

Com isso, o projeto busca difundir a cultura do choro, valorizar a história e a tradição desse gênero musical, democratizar o acesso a esses bens culturais e também divulgar o trabalho de compositores e instrumentistas da atualidade que se dedicam à continuidade dessa prática musical.

O repertório previsto para o espetáculo inclui obras que contemplam diversos ritmos do universo do choro: choro, polca, maxixe, valsa, choro sambado, samba choro e schottisch. As composições são de autoria de membros do Regional da Vila e de músicos representativos do gênero oriundos do interior de São Paulo.

Regional da Vila

É um conjunto de choro formado por Eduardo Pereira (cavaquinho), Guilherme Sakamuta (bandolim), Mauricio Guil (violão 7 cordas) e Gabriel Peregrino (pandeiro).

O grupo resgata o repertório da música popular brasileira, revivendo compositores e intérpretes da tradição e modernidade do Choro, tais como Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Izaias Bueno e Garoto.

Sua estreia foi em 2018, participando do programa radiofônico mensal "Caminhos do Choro", transmitido pela rádio Unicamp. Neste programa, o grupo homenageou diversos compositores e intérpretes do Choro através de gravações ao vivo e de uma pesquisa acerca da literatura sobre a linguagem do Choro no Brasil.

Sexta (19)
17h às 18h - Concerto didático
20h - Apresentação musical - “Caminhos do Choro”

Museu Municipal de São José dos Campos - Auditório