São José continua registrando queda nos índices criminais
Atualizado em 01/04/2024 - 18:01
Operação Impacto com Revista da Tropa e Blitze NA Avenida Olivio Gomes
No mês de março teve início a “Operação Impacto do Interior”, uma operação integrada entre as forças policiais, GCM, Mobilidade Urbana e Fiscalização de Postura - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Alciprete
Secretaria de Proteção ao Cidadão

São José dos Campos registrou uma queda significativa em todas as modalidades criminosas no primeiro bimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023, conforme o balanço estatístico da Secretaria da Segurança Pública (SSP). 

Os casos de homicídios tiveram queda de 40,5%, passando de seis para quatro. Roubos de veículos caíram 69,7%, seguidos de furto de veículos, com queda de 42,9%, outros roubos (-40.6%) e roubos e furtos de celulares, que tiveram 29,6% de redução, conforme o gráfico abaixo com todas as modalidades. 

COMPARATIVO 2023 X 2024

O destaque foi para o menor índice de roubo de veículos já registrado, sendo cinco em fevereiro e janeiro deste ano. 

QUADRO COMPARATIVO FEVEREIRO 24

São José Unida

Desde a criação do Programa São José Unida da Prefeitura de São José dos Campos, em 2017, diversas ações conjuntas executadas pelas forças policiais, Guarda Civil Municipal (GCM), com uso da tecnologia do CSI, contribuem para a redução nos índices de criminalidade no município. 

São mais de 1.200 câmeras e 340 portais eletrônicos com reconhecimento OCR na cidade monitorando mais de 250 mil veículos que circulam diariamente, totalizando mais de 3 milhões de placas lidas e mais de 540 veículos recuperados.

Além dos veículos, a capacidade de reconhecimento facial e objetos das câmeras do CSI registrou mais de 2.260 ocorrências, em que 1.060 suspeitos foram detidos e 220 procurados pela justiça foram capturados. 

O Programa São José Unida vem apresentando bons resultados também na taxa de esclarecimento de crimes de letalidade, como homicídios e latrocínios, chegando a mais de 80% no último ano.

 

COMPARATIVO 2016 X 2024

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×