Parque Tecnológico anuncia novo nome e marca para o complexo
27/09/2023 11:43
Abertura do Innovation Week no Parque Tecnológico
Cheriegate na apresentação do Parque de Inovação Tecnológica - Foto: Adenir Britto/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O Parque Tecnológico de São José dos Campos entra em nova fase com a mudança do nome do complexo de inovação e a utilização de uma nova marca a partir de agora. O PIT (Parque de Inovação Tecnológica) foi apresentado durante a abertura oficial do Innovation Week, que teve início na terça-feira (26).

A alteração do nome e da marca foi autorizada pela Prefeitura de São José dos Campos, mantenedora do parque, e aprovada pelo conselho de administração. O complexo está sob gestão da Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos. A organização social foi selecionada por meio de chamamento público, modelo que vem sendo adotado desde a criação do complexo, em 2006.

Segundo o presidente do PIT, Jeferson Cheriegate, a alteração tem o objetivo de modernizar a marca e expandir a esfera de influência para outros públicos, nacionais e internacionais. “Um novo nome e uma nova marca para um novo parque cada vez mais dinâmico e internacional.”

Cheriegate destacou os atributos essenciais da nova marca. “Queremos enxergar além, tornar-nos globalizados, ser contemporâneos, ser facilmente compreensíveis, ser humanizados e representar conexão. Mais do que isso, queremos ser mais inclusivos, transparentes e plurais. Nosso objetivo é estabelecer vínculos e conexões.”

Ele também anunciou a construção do quinto centro empresarial do complexo, que atualmente tem 55,2 mil metros quadrados de área construída. Com mais de R$ 2,7 bilhões de investimentos recebidos, o PIT possui 352 empresas vinculadas – sendo 135 residentes – e 5 centros universitários.

Mais de 5 mil pessoas se inscreveram para a feira de negócios | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Negócios

No primeiro dia de atividades, a Innovation Week teve como um dos pontos de destaque cerca de 250 reuniões de negócios envolvendo entes públicos e empreendedores. A feira, que está na 10ª edição, vai contar em três dias com 40 painéis sobre inovação, agrotech, smart cities, empreendedorismo, indústria 4.0 e varejo, além de 40 estandes na exposição, onde os visitantes poderão conhecer novidades trazidas por multinacionais e empresas de todo o país.

As rodadas de negócios tiveram a presença de prefeituras, entre elas as de São José dos Campos, Salto, Cajamar, Barretos, Campos de Goytacazes (RJ) e Salvador (BA). Também participaram do evento integrantes de órgãos do Governo de São Paulo e da Agemvale (Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

No modelo, representantes desses entes públicos receberam empreendedores e startups, que apresentaram ideias inovadoras e projetos que podem ser adotados no dia a dia da gestão pública.