Fundhas comemora Dia da Paz com ações nas unidades
21/09/2023 17:57
Homenagem ao Dia Internacional da Paz na Fundhas
Alunos das unidades participaram da cerimônia na sede da fundação - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Henrique Macedo
Fundhas

Um dia inteiro para celebrar a paz! Esse foi o tema desenvolvido durante o mês de setembro em todas as unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e que culminou com um evento nesta quinta-feira (21), Dia Internacional da Paz.

A principal celebração ocorreu na sede da instituição, com e execução do Hino Nacional e o hasteamento de bandeiras, que contou com a presença de professores, funcionários e atendidos nas unidades Centro de Inovação Sul, Centro de Desenvolvimento Artístico e Unidade Parque Industrial.

Um dos destaques foi um grande painel com desenhos das crianças da unidade Parque Industrial.

A ação também está alinhada com os princípios da Unesco. Há uma semana, a Fundhas passou a fazer parte da Rede de Escolas Associadas, um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na fundação após um processo de seis anos.

Cultura de paz nas unidades

Os atendidos no Centro de Inovação Sul desenvolveram atividades com a professora de Português, como um Tangram (dobraduras que montam palavras dentro do tema), confeccionaram os origamis e um acróstico (composição poética em que uma letra de cada verso forma, na vertical, outra palavra).

"A gente discutiu esse tema, desenvolvemos esses trabalhos. Pra mim, dá esperança de um mundo melhor", disse Manuela Dias, de 16 anos.

Luara de Castro, de 16 anos, gostou muito da atividade. "Fazer tudo isso é uma forma de compartilhar essa cultura de Paz".

Na unidade Alto da Ponte, os alunos criaram cartazes e escreveram bilhetes com o intuito de transmitir paz.

Quando terminaram, saíram acompanhados para entregar os bilhetes para os munícipes que estavam no Centro Comunitário do Alto da Ponte, na UBS, no CRAS, no estacionamento e até no ponto de ônibus.

Os atendidos na unidade Campos de São José participaram da oficina de dobradura e fizeram o 'Tsuru', ave símbolo da cultura da Paz.

Na unidade Dom Pedro, houve rodas de conversa e foi executada uma coreografia sobre a Paz.

A ação pela Paz na Unidade Putim começou com a recepção dos atendidos com música A Paz. Em seguida, houve exibição da lenda do Tsuru no pátio. A ação finalizou com plantio de árvores.Na unidade Centro, as crianças fizeram uma exposição de artes para celebrar o Dia Internacional da Paz.

Unesco

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) - (acrônimo de United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) é uma agência especializada da ONU (Organização das Nações Unidas) com sede em Paris, fundada em 16 de novembro de 1945.

Tem o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, ciências naturais, ciências sociais e comunicações.

Paz no Mundo

A ONU (Organização das Nações Unidas) propôs este dia para sensibilizar a população mundial pela necessidade de paz no mundo e pelo fim dos conflitos entre os povos.
Ainda é objetivo nesta data o estabelecimento de culturas de paz e desenvolvimento sustentável e políticas e diretrizes para a eliminação da violência em todos os gêneros.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×