Novo livro do Museu do Folclore já está disponível na biblioteca
20/09/2023 12:05
DISTRIBUIÇÃO 29º VOLUME
Maria Siqueira, uma das autoras da obra, fala durante o lançamento ocorrido dia 16, durante a 9ª edição da Flim - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O 29º volume da Coleção Cadernos de Folclore – “Congadas e Moçambiques no Vale do Paraíba Paulista” –, lançado sábado (16), pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, já pode ser retirado, gratuitamente, na Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, no Parque da Cidade. O formato virtual do livro também já está disponível no site do museu.

O livro também será encaminhado aos grupos do Congado que foram documentados, bibliotecas públicas de São José, instituições de ensino, da área do folclore e cultura popular e outras entidades do mesmo segmento.

A obra foi lançada e distribuída durante a 9ª edição da Flim (Festa Literomusical de São José dos Campos), realizada no último fim de semana no Parque Vicentina Aranha, no espaço do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), Museu do Folclore e Ecomuseu dos Campos de São José.

O lançamento contou com a presença dos historiadores Maria Siqueira Santos e Fábio Bueno, autores do livro, da folclorista e vice-presidente do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), Angela Savastano, e do representante do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), André Bazzanella.

Além deles, também compareceram ao encontro os mestres Marquinhos, do grupo Moçambique da Vila Tesouro, e Lourenço Juventino, da Congada Filhos de N’Zambi, de São José dos Campos, ambos de São José. Todos participaram de uma roda de conversa sobre a obra, interagindo com o público presente.

Coleção

Esta edição da coleção é resultado de uma pesquisa realizada pelo CECP entre 2015 e 2017, em parceria com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), para inventariar as Congadas, Ternos de Congo, Moçambiques, Congadas-Moçambiques no Estado de São Paulo. A obra traz informações de 87 grupos do Congado Paulista.

A Coleção Cadernos de Folclore completou 36 anos em 2023. Trata-se de um projeto criado pela Comissão Municipal de Folclore nos idos de 1987 e apoiado, desde então, pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A partir de 1999, a coleção passou a ser publicada pelo CECP.

Seu objetivo é promover a divulgação de pesquisas sobre o folclore, a cultura popular ou o patrimônio imaterial, bem como salvaguardar informações sobre as práticas culturais acontecidas em qualquer região do Brasil.

Biblioteca

A biblioteca do museu é especializada em cultura popular e funciona de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Ela está localizada no prédio anexo ao da exposição do museu. Para empréstimos de livros e outros materiais do acervo é preciso ser cadastrado.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP, organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org