Museu realiza vivência de contação de história nesta sexta
20/09/2023 16:09
VIVÊNCIA CONTAÇÃO HISTÓRIA
Regiane da Silveira realizará a vivência na brinquedoteca do Museu do Folclore, onde há vários elementos que podem ser utilizados - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Como parte da programação do Museu do Folclore de São José dos Campos na 17ª Primavera de Museus, acontece, nesta sexta-feira (22), das 14h30 às 16h30, uma vivência sobre “Técnicas de Contação de História”.

A atividade ocorrerá na brinquedoteca do museu e será conduzida pela contadora de história Regiane da Silveira. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por este link. Estão sendo oferecidas 15 vagas.

“Minha intenção é mesclar teoria e prática sobre diferentes formas de contação de história, a importância da oralidade, da criatividade e outros detalhes importantes do processo. Todos nós gostamos de contar uma história sobre alguma coisa”, enfatiza Regiane.

Segundo ela, a intenção de realizar a vivência na brinquedoteca do museu “é justamente para que os participantes possam aproveitar os elementos do espaço em suas histórias, como brinquedos e livros infantis”, explica Regiane.

Perfil

Regiane da Silveira também é escritora, cantora e musicista, além de integrar o grupo Vira Cambota e atuar como artista e terapeuta com pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade social e crianças.

A profissional tem formação em Terapia Ocupacional, é especializada em Musicoterapia, é técnica em Terapia não Verbal e pós-graduanda em Gestão Cultural.

Evento

A Primavera de Museus é uma iniciativa do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que envolve museus e instituições culturais do Brasil, visando estimular a participação do público nas atividades e oferecer espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes.

O tema deste ano é “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, e ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
www.museudofolclore.org