UTIs do Hospital Municipal têm avaliação acima da média
Atualizado em 06/09/2023 - 10:20
UTI Neonatal no HM
A UTI Neonatal, uma das quatro Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Municipal, cuida de bebês prematuros - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Saúde

As quatro Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Municipal registraram uma média geral de aceitabilidade acima de 97% no mês de julho, segundo pesquisa mensal feita pelo SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário).

As UTIs 1 e 2, ambas para adultos, registraram 96% e 98% de aceitabilidade na média geral dos itens avaliados. A UTI Neonatal (bebês prematuros) e a UTI Pediátrica (crianças) registraram 98% cada uma.

No ano passado, passaram pelas UTIs do Hospital da Vila 2.175 pacientes, sendo 1.676 nas unidades de adultos e 499 nas infantis. São unidades preparadas para casos mais graves e de alta complexidade.

Além das equipes médicas e de enfermagem, trabalham nas UTIs psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.

“O diferencial da UTI, que resulta na boa receptividade por parte dos pacientes e acompanhantes, é o trabalho coeso. Todos trabalham para que a conduta médica seja feita sempre de maneira uniforme e com continuidade”, afirmou o médico Rui Cordeiro de Lima Neto, coordenador da UTI Adulto.

Segundo ele, as UTIs acabam gerando uma sensação de segurança maior com relação ao atendimento. É uma unidade fechada, onde as equipes conversam com frequência com os mesmos familiares em internações mais longas, os protocolos são uniformes, a atuação da enfermagem clínica é contundente e há apoio dos profissionais de psicologia para as famílias.

Pesquisa

Nas UTIs são avaliados itens como recepção geral, recepção de visitas, enfermagem, médico, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, serviço social, alimentação, rouparia, limpeza e portaria.

Dentro dos itens são verificados critérios como atenção e gentileza, assistência prestada, clareza nas orientações, limpeza dos quartos e banheiros, roupa de cama, higiene e apresentação dos profissionais, sabor, temperatura e horário das refeições, entre outros.

“A aceitabilidade é medida a partir de uma pesquisa de satisfação respondida por pacientes e acompanhantes. Ela é uma ferramenta importante para o hospital. Os resultados são discutidos com as equipes e definem ações para que o atendimento seja o melhor possível”, disse Rafaela Oliveira, coordenadora do SAU.

Além das UTIs, o SAU avalia todos os setores do Hospital Municipal como os Pronto-Socorros Infantil, Adulto e Ginecológico, Ambulatório, Exames, Centro Obstétrico, Ambulatório da Mulher, Observação Adulto, Observação Pediátrica, Pediatria, Clínicas 1, 2 e 3, Maternidade, Alojamento Conjunto e Retaguarda 2.

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).