Angela Savastano participa do Congresso Brasileiro de Folclore
24/10/2023 14:16
CAPELA SANTA PERNA
A folclorista Angela Savastano visitou recentemente a capela de Santa Perna, localizada na Estrada do Jaguari, na região norte de São José - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A cidade de Trindade, em Goiás, será sede do 18º Congresso Brasileiro de Folclore, de 25 a 27 de outubro, realizado pela Comissão Nacional de Folclore. Entre outros especialistas, o encontro contará com a presença da folclorista Angela Savastano, do Museu do Folclore de São José dos Campos.

Angela também faz parte da Comissão Paulista de Folclore e sempre esteve presente às edições do evento nacional. Desta vez, Angela Savastano fará uma homenagem à folclorista Cáscia Frade, que integrará a programação do congresso.

Cáscia Frade é musicista, antropóloga, professora, folclorista, escritora e pesquisadora mineira, radicada no Rio de Janeiro e autora do 16º volume da Coleção Cadernos de Folclore. – “Santo de Casa Faz Milagre: A Devoção a Santa Perna”.

A obra foi publicada em 2006, como resultado de pesquisa realizada por Cáscia Frade em 1971, na zona rural de São José dos Campos, para produção de sua monografia para o curso de Especialização em Folclore. As fotos abaixo mostram alguns detalhes da capela, localizada na Estrada do Jaguari, região norte de São José dos Campos.

Coleção

A Coleção Cadernos de Folclore já tem 29 volumes publicados e seu primeiro livro foi produzido e lançado em 1987, por iniciativa da antiga Comissão de Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A partir de 1999, a coleção passou a ser publicada pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular).

O CECP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore e da qual Angela Savastano é sua atual vice-presidente. A folclorista participará do congresso acompanhada pela responsável do Setor Educativo do museu, Camila Inês Schmitt Rossi.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×