Museu Vivo terá brincantes, bolo de cenoura e bonecas de pano
Atualizado em 19/10/2023 - 14:01
MUSEU VIVO - DIA 22 OUT
Fábio Camargo e Regiane Silveira formam a dupla Vira Cambota e participarão novamente do Museu Vivo no domingo - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O clima de festa vai tomar conta do Museu do Folclore de São José dos Campos neste domingo (22), com a realização de mais uma edição do Museu Vivo voltada às crianças. A atividade é aberta ao público e prevê vivências com detentores de saberes e fazeres da cultura popular na área externa do museu, das 14h às 17h.

A música ficará por conta da dupla Vira Cambota, formado pelos brincantes Fábio Camargo e Regiane Silveira, que se inspiram nas manifestações da cultura popular para realizar seus trabalhos. “Nós fazemos um passeio pelo imaginário folclórico, interagindo com crianças e adultos”, dizem eles.

Fábio Camargo, natural de Guarulhos, também é músico, compositor, cantor e ator. Atua na área desde 2002 e já integrou vários grupos e projetos. Além de ser formada e atuar como terapeuta ocupacional, a joseense Regiane da Silveira também é cantora, musicista e escritora.

Bolo de cenoura


Liliana aprendeu a cozinhar aos 7 anos

Liliana Penha, natural de Suzano, participará do Museu Vivo pela primeira vez, fazendo uma receita de bolo de cenoura. Liliana é aposentada, voluntária da Obra Social Célio Lemos e participante do projeto Ecomuseu dos Campos de São José, onde realiza muitas atividades.

Ela conta que aprendeu a cozinhar aos 7 anos de idade, com a sua mãe. “Eu observava minha mãe na cozinha e, aos poucos, ela foi me ensinando a fazer uma coisa e outra e eu fui aprendendo. Hoje, além de fazer doces e salgados, também gosto de plantar e produzir artesanato”, destaca Liliana.

Bonecas de pano


Shirley mostra uma das bonecas que faz

“Desde criança gosto de artesanato. Comecei a fazer pintura de tela quando parei de trabalhar, mas eu gosto mesmo é de produzir bonecas de pano e bichos de tecido”, conta Shirley de Oliveira, natural de Jundiaí.

Shirley de Oliveira veio para São José dos Campos em 1995, para trabalhar na antiga fábrica da Kodak. Em 2005, começou a fazer pintura em tela e escolheu artesanato como meio de vida.

Programa e Gestão

 Destinado a valorizar e dar visibilidade a diferentes detentores do saber popular e aos seus trabalhos, o Museu Vivo é um programa do Museu do Folclore e ocorre aos domingos à tarde de forma gratuita.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. O CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, é responsável pela sua gestão.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×