Presépio do Museu do Folclore será aberto dia 3 de dezembro
11/10/2023 15:30
REUNIÃO MESTRES FOLIAS
Mestres de diferentes Folias de Reis se reuniram no Museu do Folclore para decidir detalhes da abertura do presépio - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos será aberto no dia 3 de dezembro, às 13h30, marcando o início do Ciclo de Natal. Participarão da manifestação 4 Folias de Reis. Na mesma data, o museu completará 26 anos de criação e instalação no Parque da Cidade.

As decisões sobre a abertura do presépio foram tomadas por 10 mestres de Folias de Reis, em reunião realizada no Museu do Folclore, no dia 7 de outubro. No encontro, também ficou acertado que o Ciclo de Natal se estenderá até o dia 28 de janeiro de 2024, data que o presépio será fechado.

Participarão da abertura do presépio os seguintes grupos: Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha, Folia de Reis do Mestre Zé Mira, Cia de Reis Esplendor do Oriente (de São José dos Campos) e Folia de Reis Filhos do Oriente (Jacareí).

As manifestações das Folias de Reis, em torno do presépio do Museu do Folclore, durante o Ciclo de Natal, acontecem desde 1997 e fazem parte da programação anual de atividades. Elas são conduzidas pelos próprios mestres dos grupos participantes e organizadas pelo museu.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo gerida pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org