Museu Vivo cancelado em razão da chuva será neste domingo
05/10/2023 17:28
MUSEU VIVO - DIA 8 OUT
Integrantes do Trio da Roça vão compartilhar com o público, neste domingo, os seus saberes e fazeres na música - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos confirmou para, este domingo (8), a realização da primeira edição de outubro do Museu Vivo, que acontecerá das 14h às 17h. A atividade não pôde ser realizada domingo passado (1º), em razão da chuva constante durante todo o dia.

A atividade é aberta ao público e ocorre na área externa do museu, reunindo detentores da cultura popular nas áreas de artesanato, culinária e música. Neste domingo, estarão presentes os mesmos fazedores que já haviam confirmado presença na edição passada.

Artesanato

A mineira Flávia Helena, que participará do encontro pela primeira vez, compartilhará com o público seus saberes sobre artesanato em papel machê e bonecos feitos com palitos de fósforo.

“Herdei o gosto pelo artesanato da minha mãe, Maria Thereza. Comecei produzindo acessórios infantis, mais especificamente bonecos feitos com palitos de fósforos, barbante, linha e lã”, explica Flávia.

Culinária

Na culinária, a baiana Joana Cavalcante Rocha fará uma receita de churros, que tem muito dos seus saberes culinários. Ela já participou do Museu Vivo outras vezes e reconhece que o programa valoriza a cultura popular.

“Aprendi a cozinhar quando era pequena, vendo minha mãe e outras pessoas mais velhas preparando diferentes pratos”, conta Joana. Ela destaca que sempre ajudou seu pai na roça de macaxeira, desde o plantio até a produção da farinha e da tapioca.

Música

Formado por Miguel Fernandes Faria, na viola, João de Souza Santos, na segunda voz, e José Antonio (Zé Índio), no violão, o Trio da Roça animará o encontro com suas vivências musicais.

O trio começou numa igreja, onde Miguel conheceu João. Eles passaram a tocar juntos durante as missas e depois de um tempo passaram a se apresentar em outros lugares, tocando músicas sertanejas.

O terceiro integrante foi diferente algumas vezes e, hoje, é o Zé Índio. Todos moram no Jardim Satélite e tocam numa emissora de rádio, em Paraibuna, e em festas.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade, em Santana. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×