Mais de 1.900 pessoas visitam o Museu do Folclore em outubro
30/11/2023 15:23
VISITANTES OUTUBRO 2023
Ana e Celina conheceram o espaço cultural e o parque pela primeira vez - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos recebeu em outubro mais de 1.900 pessoas, entre visitantes (espontâneos e agendados) da exposição de longa duração e participantes das muitas das atividades realizadas durante o mês. Toda a programação é gratuita e voltada ao público adulto e infantil.

Do total de 1.156 pessoas registradas no período, 1.081 foram de visitas espontâneas – sendo 747 da cidade, 324 de outros municípios e estados e 10 do exterior (5 do Canadá, 4 dos Estados Unidos e 1 da Argentina). Outras 75 pessoas (de escolas e grupos) fizeram agendamento.

Entre os 658 visitantes que vivenciaram as manifestações do programa Museu Vivo, destaque para as irmãs Ana Maria Alves, de Araçatuba, e Celina Aparecida Alves, de Guararapes, que, mesmo morando em São José há 28 anos, não conheciam o Parque da Cidade nem o Museu do Folclore.

“Nós viemos prestigiar o trabalho do irmão de congregação (Testemunhas de Jeová) Otto Lopes dos Santos e aproveitamos para conhecer estes dois espaços maravilhosos”, destacou Ana Maria. “Gostamos muito do Museu Vivo e da sala das identidades na exposição.”

Além do Museu Vivo, o espaço cultural também realizou atividades de roda de artesanato, Terças com Museologia, oficinas do Sisem (Sistema Estadual de Museus), Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e reunião com mestres de folias de reis, envolvendo outras 122 pessoas.

Funcionamento

As visitas podem ser feitas de forma espontânea, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Grupos devem agendar previamente pelo site do museu, onde podem ser conferidas as atividades que ocorrem durante o ano.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e funciona no Parque da Cidade desde 1997. A gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos com sede em São José dos Campos.

O endereço é Avenida Olivo Gomes, 100, Santana (Parque da Cidade). Mais informações pelo telefone 3924-7318 ou 3924-7354.


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×