Museu do Folclore abre presépio no domingo e inicia ciclo de Natal
Atualizado em 30/11/2023 - 15:03
ABERTURA PRESÉPIO 2023
José Paulo produz as próprias peças, todas feitas de madeira e alumínio - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Com a participação de 5 folias de reis, o Museu do Folclore de São José dos Campos abrirá o presépio no domingo (3), a partir das 13h30, no Parque da Cidade. O encontro, que marca o início do ciclo de Natal, também servirá para o espaço comemorar 26 anos de existência.

O presépio, neste ano, foi montado pelo mineiro José Paulo de Oliveira, 83 anos, com a ajuda de familiares e amigos. Ele é integrante da Cia dos Três Reis Estrela do Oriente e realiza a atividade há 62 anos, produzindo as próprias peças, feitas de madeira e alumínio.

Presépio do museu, montado pelo mineiro José Paulo

“Quando recebi o convite para montar o presépio do Museu do Folclore, fiquei ansioso, pois teria oportunidade de mostrar a minha tradição e devoção”, declarou José Paulo. “Estou orgulhoso em poder reunir minhas filhas, neto, genro, sobrinho e irmão para fazer este trabalho. Foi muito gratificante.”

Participarão da manifestação os seguintes grupos: Irmandade de Santos Reis, Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha, Folia de Reis do Mestre Zé Mira e Cia dos Três Reis Estrela do Oriente (de São José dos Campos) e Folia de Reis Filhos do Oriente (Jacareí).

José Paulo contou com ajuda de familiares e amigos

Gestão

O Museu do Folclore está instalado no Parque da Cidade desde 1997, onde mantém uma exposição de longa duração, uma biblioteca especializada em cultura popular e uma brinquedoteca, além de realizar várias atividades.

O museu é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e funciona sob gestão do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada em 1988.

Museu


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×