Encontro visa ampliar discussões sobre folclore em sala de aula
Atualizado em 29/11/2023 - 13:44
ENCONTRO FORMATIVO
Alunos do 6º ano da Emei Therezinha do M. Jesus durante visita ao Museu do Folclore, durante o mês de novembro - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Ampliar a discussão sobre o conceito de folclore, especialmente, nas salas de aula. Este é um dos objetivos do encontro formativo “O território e seus patrimônios”, que será realizado nos dias 29 (virtual) e 30 (presencial) de novembro, das 19h às 22h, pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular).

O CECP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos, espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade desde 1997. A grande maioria do público visitante do Museu do Folclore faz parte da rede escolar (pública e privada) de São José e outras cidades da região.

O encontro é gratuito e destinado a profissionais de educação e específicos pelo assunto. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pela plataforma Sympla, neste link: https://bit.ly/TerritórioPatrimônios . A versão virtual será transmitida pelo Google Meet e a presencial (vagas limitadas) será realizada no Centro Universitário ETEP (Av. Barão do Rio Branco, 882 - Jardim Esplanada).

Programação

A programação será abordada pelos mesmos palestrantes nos dois formatos, com destaque para a folclorista do Museu do Folclore, Angela Savastano, que também é vice-presidente do CECP. No formato presencial haverá uma roda de conversa antes do encerramento.

- 18h30: Recepção.

- 19h00: CECP na disseminação da cultura popular, com Ricardo Savastano (presidente do CECP).

- 19h20: O Programa Educativo do Museu do Folclore, com Camila Inês (responsável pelo Setor Educativo).

- 19h50: Identidade Cultural – Apresentação do gráfico da folclorista Julieta Andrade, pela folclorista Angela Savastano.

- 20h30: Café.

- 21h00: O patrimônio no território: práticas de educação patrimonial, com o historiador Fábio Bueno.

- 21h30: Roda de conversa, com mediação da historiadora Maria Siqueira Santos (gestora do Museu do Folclore).

- 22h00: Encerramento.

Restaurante

O evento é uma contrapartida do CECP pela aprovação do projeto de restauro do prédio onde está instalado o Museu do Folclore, obtido junto ao Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivos Culturais (Lei Rouanet). O projeto está quase concluído e recebeu patrocínio das empresas Latécoère, Tamoios e Unigel.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×