Público terá diferentes vivências da cultura popular no Museu Vivo
Atualizado em 17/11/2023 - 13:56
MUSEU VIVO - DIA 19 NOV
A mineira Cecília Belotti fará uma receita de salada de frutas com sagu - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Como fazer mudas de árvores frutíferas no quintal de casa. Esse é o saber popular que o joseense Domingos Sávio Bassi compartilhará durante o Museu Vivo deste domingo (19), das 14h às 17h, no Museu do Folclore de São José dos Campos.

Seu Sávio, como é conhecido, mora no Vista Verde desde 1984 e sempre plantou as mudas que produz em áreas verdes do bairro. Ele conta que aprendeu a técnica com o pai, Voolmam Bassi, que também fazia o plantio pela cidade.

Seu Sávio faz mudas de árvores frutíferas

Além dele, a edição do Museu Vivo contará com a presença da mineira Cecília Belotti, que fará uma salada de frutas com sagu, sobremesa que aprendeu com a amiga Célia. “E foi também com uma outra amiga, a Fausta, que eu aprendi a cozinhar”, conta ela.

Cecília viveu um tempo da roça, onde aprendeu técnicas de cultivo da terra e de compostagem. Hoje, ela também faz empanadas, cuscuz de tapioca, arroz marimbondo, empanadas, doce de batata doce roxa e de mexerica.

Zezão comanda o grupo Samba na Roça

A atividade também reunirá o grupo musical Samba na Roça, comandado pelo violeiro José Donizete, o Zezão. Com ele estarão Anísio de Carvalho, Giba Reis e Maria José Batista.

O grupo toca de samba à seresta, misturando músicas com os hábitos e lembranças da roça. Zezão já se apresenta há seis anos e mostrará seu repertório e envolvimento com a cultura popular do Vale do Paraíba.

Valorização

O Museu Vivo é um programa que busca valorizar e dar visibilidade aos detentores da cultura popular nas áreas do artesanato, da culinária e da música. A atividade é gratuita e ocorre aos domingos à tarde, na área externa do museu, onde o público pode vivenciar diferentes manifestações.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade. A gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×