Ponto Rural pode ser exportado para a capital do agronegócio
Atualizado em 31/03/2023 - 15:54
Ponto Rural pode ser exportado para capital do agronegócio
Várias cidades estão replicando o programa, que apoia os produtores rurais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O Ponto Rural, da Prefeitura de São José dos Campos, recebeu a visita de uma delegação de Sorriso (MT), considerada uma das principais referências do agronegócio no Brasil. A cidade do centro-oeste é a maior produtora individual de soja do mundo.

A comitiva, formada por secretários municipais, vereadores e assessores, veio conhecer o projeto, que presta serviços gratuitos de apoio aos pequenos produtores e está sendo implementado em outras cidades do Brasil. Sorriso fica a 398 quilômetros da capital do Mato Grosso, Cuiabá, e tem cerca de 120 mil habitantes.

Segundo o secretário-adjunto de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Enivaldo Golmini, o município possui diversos serviços de apoio aos produtores, mas eles estão espalhados por vários locais. “Gostei muito do modelo de São José, que concentra os serviços em um só lugar, facilitando a vida do produtor. Vamos conversar com o prefeito e estudar a possiblidade de implantar esse modelo em Sorriso.”

O modelo do Ponto Rural já está em tratativas de implementação em vários municípios, como São Carlos, Jacareí e Paraibuna. Outras quatro cidades da região já implantaram unidades. São elas: Pindamonhangaba, Caçapava, Igaratá e Monteiro Lobato.

De acordo com técnicos do Ponto Rural, São José oferece consultoria gratuita a cidades interessadas, com orientações sobre o arcabouço legal e parcerias que podem ser feitas, entre outras informações.

Representantes da cidade Sorriso (MT) em visita ao Ponto Rural | Foto: PMSJC

Pioneirismo

Pioneiro no Brasil, o Ponto Rural é uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos que integra vários serviços de orientação e apoio aos pequenos agricultores do município. Entre eles, estão a emissão de CNPJ de produtor rural e GTA (guia de trânsito animal), plantão ambiental rural, análise de solo, transporte de calcário e emissão ou atualização de CCIR (certificado de cadastro de imóvel rural).

Todos os serviços são gratuitos, incluindo a vacinação dos rebanhos contra a febre aftosa, brucelose e raiva. Desde a criação, em 2018, o programa atendeu cerca de 5 mil produtores.

São José dispõe de duas unidades do Ponto Rural, ambas na região norte: uma no Alto da Ponte e outra em São Francisco Xavier.