Forças de segurança do município conhecem os óculos inteligentes
Atualizado em 31/03/2023 - 18:27
22ª Reunião do Programa São José Unida no Parque Tecnológico
Equipamento será usado de forma compartilhada com todos os órgãos do São José Unida - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Celso Gomes
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos apresentou nesta sexta-feira (31), durante a reunião do programa São José Unida, os novos óculos inteligentes adquiridos para ser mais uma ferramenta no combate ao crime. Participam do encontro integrantes das forças de segurança das esferas municipal, estadual e federal.

A cidade será a primeira no Brasil a utilizar esse tipo de tecnologia na segurança pública, de forma compartilhada com todos os órgãos. No total, serão 8 equipamentos, que contam com recursos de realidade aumentada e inteligência artificial, capazes de fornecer e receber informações em tempo real do CSI (Centro de Segurança e Inteligência). Dois desses óculos têm módulos infravermelhos, capazes de verificar a presença de pessoas em lugares com pouco luminosidade por meio do monitoramento térmico.

Para o tenente-coronel da Polícia Militar Alexandre Flores Nepomuceno, todo tipo de tecnologia é bem-vinda para o combate à criminalidade. Ele representou na reunião o secretário de Segurança Pública do Governo do Estado, Guilherme Derrite.

“O que vem sendo feito em São José dos Campos está em linha com aquilo que desejamos para todo o estado, que é integrar as forças de segurança dos municípios", disse Nepomuceno. "Que iniciativas como esta possam ser replicadas para as demais cidades, para que a PM consiga rastrear os criminosos e combater os índices de criminalidade.”

No encontro, a Polícia Civil também apresentou os resultados dos indicadores criminais dos dois primeiros meses deste ano e destacou ações de enfrentamento à violência doméstica realizadas em outros municípios.