Escola de Formação do Educador inicia novo projeto de formação
31/03/2023 15:53
Jornada EFE - Professores efetivos da rede de ensino municipal mais antigos passam pelo período de formação na EFE (Escola de Formação do Educador). Foto: Claudio Vieira/PMSJC 29-03-2023
Na Jornada Continuada, professores e gestores passam por uma semana de formação - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Em São José dos Campos, a Escola de Formação do Educador (EFE), da Prefeitura, iniciou em março um novo projeto, a Jornada de Formação Continuada, voltada especialmente aos educadores que já atuam na rede de ensino municipal.

Durante uma semana, um grupo até 25 professores, que trabalham em diversas funções nas escolas municipais, passa por momentos de formação prática e teórica, com troca de experiências nos ambientes inovadores da EFE.

As equipes de formadores visitam as escolas, conversam com as equipes gestoras e identificam os pontos fortes da unidade escolar e aqueles que demandam intervenções formativas. Com base nesse trabalho de campo, é proposta uma trilha formativa imersiva, na qual o educador, por uma semana, se dedica apenas aos estudos e à qualificação profissional.

“Nossa ideia é trazer as ações de implementação da Educação 5.0, pois temos professores e espaços potentes", disse Tamira Paula, da equipe da Escola de Formação do Educador. "Queremos unir esses dois universos e mostrar as possibilidades. Queremos valorizar nossos educadores, recebendo todos aqui, de vários componentes, para acompanhar, mostrar novidades e trocar experiências.”

Inovação

Alguns profissionais da educação que passaram pelo projeto nesta semana compartilharam a experiência em depoimentos.

“Essa formação é de excelência e nos dá oportunidades de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, com os recursos oferecidos pela rede municipal, como a sala maker e demais espaços da escola 5.0. Podemos trabalhar com os alunos o protagonismo e a valorização da escola, que possui espaços criativos para eles aprenderem.”

Leonardo Pinheiro
Orientador de escola na Emefi Emmanuel Antônio dos Santos, no Residencial Frei Galvão

“Como professora dos anos iniciais, estou borbulhando de ideias para colocar em prática com os alunos. Estou encantada, a minha escola já foi certificada como 5.0, as crianças usam os espaços nas atividades do integral, e agora vamos usar ainda mais nas aulas para aproveitar o máximo.”

Renata de Oliveira
Professora de arte
da Emefi Therezinha do Menino Jesus Soares do Nascimento, no Dom Pedro I

“A jornada nos deu acesso a um mundo de inovação, com possibilidades infinitas que podemos compartilhar com os estudantes, usar as ferramentas novas com eles e incentivar, pois nossos alunos serão profissionais fantásticos no futuro.”

Fabiola Salerno
Professora do 5º ano na Emefi Leonor Pereira Nunes Galvão, na Vila Industrial

“Minha escola já tem toda estrutura 5.0. É importante sabermos sobre os recursos e possibilidades da escola para fazer bom uso de todos."

Aminadab Vitor dos Santos
Orientador de escola na Emefi Maria Antonieta Ferreira Payar, no Pinheirinho dos Palmares