Fundhas leva contação de história para escola da região sul
24/03/2023 09:53
Contação de histórias da Fundhas na EMEF Moacyr Benedito
O projeto Contação de História da Fundhas tem como objetivo levar encantamento e conhecimento às crianças e adolescentes - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

“Os indígenas já estavam aqui quando chegamos. Portanto, temos muito a aprender com eles.” O depoimento de Anderson Nogueira, que tem 14 anos e está no 9º ano da Emefi Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães, na região sul de São José dos Campos, resume a importância da apresentação teatral realizada nesta quinta-feira (23) por alunos da Fundhas sobre a história, a cultura e a ancestralidade indígenas.

Durante 40 minutos, 70 estudantes da escola municipal fizeram um mergulho nas lendas, tradições e valores dos povos originários, encenados por cinco frequentadores da unidade Parque Industrial da Fundhas, sob a liderança da responsável pelo projeto Contação de História da instituição, Isabel Bezerra.

A apresentação contou com a participação especial de cinco alunos da Emefi, que vestiram roupas indígenas, cantaram e dançaram no palco. Enfim, interagiram e abraçaram o projeto.

“Nosso objetivo foi passar para os alunos da escola a importância de conhecer a cultura e a história indígenas para que sejam respeitadas e valorizadas. E também a mensagem de que temos que nos unir. Não existe outro e nem fora. Existe todo um só ”, disse Isabel.


Alunos da Fundhas e da escola unidos na defesa dos índios. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Dia especial

Esta quinta também foi especial para a estudante Ana Júlia Lima Ferraz e não apenas por ter completado 12 anos.

“Estou muito feliz. Em uma data tão importante para mim, que é a do meu aniversário, pude fazer algo que gosto muito, que é atuar e representar. Acredito que foi um presente para mim e para todos que encenaram e assistiram”.


Ana Júlia (de chapéu): aniversário especial. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Mais apresentações

Ao longo deste mês, o projeto Contação de História da Fundhas tem realizado apresentações itinerantes da peça “Contos Indígenas, uma Vivência na Ancestralidade Indígena” em unidades da instituição e escolas. As ações terão continuidade em abril.

No próximo dia 19 de abril, quando será comemorado o Dia dos Povos Indígenas, a apresentação será para os funcionários da sede da Fundhas, no Parque Industrial, na região sul.

Conheça mais sobre a Fundhas.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×