CSI 'rompe fronteiras' e auxilia ocorrências em outras cidades
24/03/2023 09:51
CSI - Visita de Presidentes de Associaçōes de Bairros
Troca de informações entre os Centros Operacionais da PM estão fazendo a diferença na resolução de ocorrências - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Celso Gomes
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Com cerca de 1.200 câmeras inteligentes distribuídas por todas as regiões da cidade, as forças de segurança de São José dos Campos estão cada vez mais eficientes no combate à criminalidade.

E o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) rompeu os limites da cidade e já contribui com outros municípios para a resolução de ocorrências de segurança pública, principalmente por meio da troca de informações entre os Centros Operacionais da Polícia Militar, não só da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, como também da Grande São Paulo.

Na última semana, três veículos furtados em São José dos Campos foram recuperados por meio destas ações de compartilhamento de informações.

E, nesta quinta-feira (23), um outro caso chamou a atenção. Após denúncia de que três pessoas teriam furtado uma mochila com notebook e a carteira de dentro de um veículo estacionado em uma loja de departamentos na região leste e, em seguida, fugido em um Voyage branco, as equipes de monitoramento do CSI constataram que os suspeitos tinham acessado a rodovia Presidente Dutra.

As informações da ocorrência foram transmitidas aos policiais da 1ª Companhia do 23º Batalhão da PM, em São Paulo, e o veículo foi abordado na avenida Rebouças. Os suspeitos foram presos,  reconhecidos pela vítima e encaminhados à Delegacia da Polícia Civil na capital paulista.

Veículo recuperado

Nesta quinta-feira (23), os homens da GCM (Guarda Civil Municipal) recuperaram um veículo roubado no Jardim Santa Inês 3, na região leste, poucos minutos depois de receberem a ocorrência pela Central 190.

Após cadastrar a placa do veículo no sistema integrado, as câmeras de monitoramento localizaram o veículo e as equipes do patrulhamento de moto conseguiram localizar o veículo abandonado na região leste. O proprietário foi informado e teve seu bem restituído.

Em 2023, as forças de segurança já recuperaram 68 veículos furtados em São José dos Campos com o auxílio das tecnologias das câmeras do CSI.