Shows de música e arte celebram centenário do Mercado Municipal
Atualizado em 13/03/2023 - 15:58
Evento de 100 anos do Mercado Municipal
O som regional foi um dos destaques das apresentações musicais - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Governança

Os cem anos do Mercado Municipal foram comemorados neste sábado (11) com muita música e apresentações artísticas para os moradores de São José dos Campos.

A programação começou às 8h30, com a apresentação da Banda de Santana. Houve também shows de viola, jazz e música regional. E às 11h teve até parabéns para celebrar a inauguração, ocorrida há 100 anos.

A construção do Mercadão foi iniciada em 1921, e o espaço foi inaugurado em 11 de março de 1923, num domingo, às 11h, pelo então prefeito João Cursino.

O mais tradicional centro de compras da cidade se tornou referência para a comunidade local. É o que diz a aposentada Jurema Fernandes, 85 anos, moradora da região central desde 1972.

Para ela, o Mercado é como o quintal da casa dela, onde, além de fazer compras, fez muitos amigos. Dona Jurema vai ao local todos os dias, e tem até caderneta para anotar as compras.

Morador do Jardim Telespark, o aposentado Luiz Antônio Siqueira, 61 anos, aprovou as comemorações do centenário. “Eu frequento o Mercado há muitos anos. A Prefeitura tem que continuar fazendo esses shows de viola para a gente.”

Modernização

Em comemoração aos cem anos, a Prefeitura vai abrir uma consulta pública sobre a concessão do Mercado Municipal. A proposta é colher sugestões da população e dos comerciantes sobre melhorias para o espaço, preservando a história e mantendo vivo o comércio tradicional.

O prédio tem 3.198 metros quadrados e é tombado como patrimônio histórico, com núcleos originais da fachada.

Confira o vídeo: