Boneca ‘Nhá-Quara’ passa a integrar exposição temporária
01/03/2023 09:09
NHÁ-QUARA
A boneca Nhá-Quara foi construída em 1988 e ocupou seu espaço na exposição montada pelo museu para homenager o Pirô Piraquara - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A boneca gigante Nhá-Quara, construída em 1988 por integrantes da extinta Comissão de Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em São José dos Campos, foi integrada à exposição temporária do Museu do Folclore, o Museu Pirô no Piraquara, no último final de semana.

A exposição faz uma homenagem aos 35 anos do bloco Pirô Piraquara e foi aberta no último dia 16 de fevereiro, sem a presença da boneca, que antes de ser exposta participou das três saídas que o grupo fez durante o período de Carnaval.

A exposição busca representar as cores do Carnaval por meio de máscaras, fantasias e bonecões confeccionados pelas oficinas do bloco Pirô Piraquara ao longo dos anos; além de históricos estandartes e material audiovisual.

A boneca (última à direita) em desfile do Pirô - Foto: FCCR

Criação

O nome Nhá-Quara é uma junção do vocábulo popular ‘nhá’ (sinhá ou senhora) e das duas últimas sílabas do nome do bloco. Ela foi criada pela folclorista Angela Savastano, Dagmar Siqueira e Misae Odo, integrantes da extinta Comissão de Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. 

A personagem representa uma mulher negra que carregava em seu pescoço uma placa com os dizeres: ‘Sem anos de liberdade’, fazendo referência aos cem anos de abolição da escravidão, celebrado no ano da primeira saída do Pirô (1988).

Visitas e Gestão

A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 17h. No mesmo espaço, o visitante ainda confere a exposição de longa duração do museu, que destaca diferentes aspectos da cultura popular da região em salas que contam, inclusive, com sistema para atendimento de pessoas com deficiência auditiva e visual.

O Museu do Folclore de São José dos Campos é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade, em Santana, na região norte, desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativo.

 

Museu do Folclore de SJC

Endereço: Avenida Olivo Gomes, 100, em Santana, na região norte (localizado dentro do Parque da Cidade)

Telefoes: (12) 3924-7318 ou (12) 3924-7318

Saiba mais: www.museufolclore.org

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×