Terças com Museologia vai abordar a salvaguarda nos museus
Atualizado em 29/05/2023 - 09:29
TERÇAS DE MAIO
Peças do acervo passam por higienização: conservação é um dos tópicos do próximo encontro - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

As pessoas sempre ouvem a palavra salvaguarda associada à definição de museus ou preservação patrimonial, mas poucas vezes param para pensar sobre seu significado e importância.

“A salvaguarda inclui ferramentas e métodos de identificação, documentação, conservação, acondicionamento, exposição e, de forma geral, a proteção de um bem”, explica a museóloga do Museu do Folclore de São José dos Campos, Mariana Boujadi.

Este será o tema do próximo encontro virtual do projeto Terças com Museologia, que acontece nesta terça-feira (30), das 9h às 10h30, com transmissão pelo Google Meet. As inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla.

“Discutiremos as formas de prolongar a vida institucional de bens culturais móveis e as informações a eles associadas”, destaca Mariana, que também é mestra em memória social e patrimônio social e cultural.

“Neste encontro abordaremos o tema de forma introdutória, e nos próximos nos aprofundaremos em cada um dos aspectos que compõem o processo de salvaguarda de acervos museológicos”, exemplifica.

Gestão

O projeto Terças com Museologia visa oferecer a profissionais da área a oportunidade de aprimorarem os conhecimentos; e aos leigos um melhor entendimento dos elementos básicos da área.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, localizado no Parque da Cidade desde 1997, e gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×