Plantios e palestras movimentam a Semana do Meio Ambiente
Atualizado em 25/05/2023 - 16:09
Plantio de pomar com alunos do Colégio Nossa Senhora Aparecida. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 05-06-2022
As atividades são abertas ao público e estimulam o contato com a natureza - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. Para celebrar esta data, a Prefeitura de São José dos Campos preparou uma semana repleta de eventos.

A Semana do Meio Ambiente 2023, a partir de 1º de junho, irá promover plantios de árvores, implantação de pomares, palestras e rodas de conversas com pesquisadores e interessados na fauna silvestre, saneamento ecológico, políticas públicas ambientais, descarte correto de resíduos, compostagem, revitalização de nascentes e Pancs (Plantas Alimentícias não Convencionais).

As atividades são gratuitas e não há necessidade de realizar inscrição prévia.

O início, em 1º de junho, terá a implementação de um pomar na região de Eugênio Melo (Avenida Geraldo Fernandes da Silva - esquina com a Estrada Velha Rio-São Paulo). A iniciativa contará com a participação dos alunos participantes do Projeto Enactus Unifesp São José dos Campos. 

A ação faz parte do programa “Pomares Nativos Educativos”, que visa constituir pomares de árvores frutíferas nativas, típicas dos biomas locais (Mata Atlântica e Cerrado) em diversas regiões da cidade, resgatando o contato da comunidade com os frutos da nossa região. 

Já no dia 5 de junho começa a nova fase do "Arboriza São José", com um plantio comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação acontece nas calçadas da Avenida Aclimação (Jardim Alvorada), com participação da comunidade no processo de implementação da arborização. 

O programa "Arboriza São José" visa promover qualidade na implantação, conservação e expansão da arborização urbana, baseando-se no planejamento e na implementação de novas tecnologias. A fase atual do programa irá plantar 5.000 novas árvores em várias regiões da cidade.

Ações sustentáveis 

Além dos plantios, a população poderá comparecer na roda de conversa sobre Pancs (Plantas Alimentícias não Convencionais), que acontece no auditório da Casa do Café, no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100 - Santana), a partir das 9h do dia 2 de junho. Cada encontro aborda plantas diferentes, apresentando seu valor nutricional, modo de consumo, cultivo e degustação.

No mesmo dia, às 19h, haverá uma palestra com o tema "Manejo de fauna no Brasil: técnicas e avanços atuais", no Bloco 8 da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), localizada na Avenida Shishima Hifumi, 291 - Urbanova. O palestrante, Fabiano Mello, professor da Universidade Federal de Viçosa, irá contextualizar como os projetos de fauna estão sendo empregados no Brasil, com ênfase ao manejo de espécies ameaçadas de extinção, entre eles o Programa Primatas de São Francisco Xavier e região. 

No fim de semana, o Parque Vicentina Aranha promove a palestra “Importância da arborização urbana para a manutenção da Avifauna”, com a especialista Martha Argel, no sábado (3) às 10h, e um bate-papo sobre as políticas públicas ambientais de São José dos Campos no domingo, mesmo horário. 

Domingo também reserva uma roda de conversa sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos eletroeletrônicos, o engajamento da população e os serviços oferecidos pela prefeitura e parceiros. O evento acontece no Shopping Jardim Oriente (Rua Andorra, 500 - Jardim América), às 15h, e contará com a inauguração de um ponto de coleta destes resíduos no local.

A programação engloba ainda o programa Revitalização de Nascentes, com um bate-papo sobre a melhoria da qualidade das águas dos rios urbanos, na sede do Rotary Clube Satélite (Rua Itapoã s/n, Praça Mário Cesare Porto - Jardim Satélite), a partir das 19h30 do dia 5. O Programa Revitalização de Nascentes promove o cuidado de 38 nascentes em áreas públicas urbanas, também por meio da educação ambiental.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×