Museu inicia participação na 21ª Semana de Museus nesta terça
Atualizado em 15/05/2023 - 11:12
DIÁLOGOS 2023 - 1
Rejane Aleixo participa da edição especial da Rodas de Artesanato, que acontece nesta terça-feira na área externa do museu - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A participação do Museu do Folclore de São José dos Campos na 21ª Semana Nacional de Museus começa, nesta terça-feira (16), com uma edição especial da Rodas de Artesanato, das 14h às 17h, e uma webnar do projeto Diálogos sobre Folclore, das 19h30 às 21h. As duas atividades são gratuitas e abertas ao público.

A edição especial da Rodas de Artesanato terá a presença da artesã e artista pernambucana Rejane Aleixo, 50 anos. Rejane abordará o tema Artes manuais e reutilização de materiais, falando sobre sua experiência na área e compartilhando seu conhecimento, numa vivência com todos os participantes. Não há necessidade de inscrição.

A webnar abordará os Saberes e Fazeres das Construções Populares: técnicas, contextos e relações. Participarão José Donizetti Costa (Biscuit), Rafael Vieira da Silva, Raphael Amaral, Damiana Francisco e Fábio Bueno; com mediação de Camila Inês. A transmissão será pelo Google Meet e Facebook do museu, com inscrições pela plataforma Sympla

Perfil

A artista Rejane Aleixo nasceu na Ilha de Itamaracá e cresceu no sertão da Paraíba. Sempre muito curiosa e observadora, acompanhava a mãe e a tia quando faziam crochê. Com o tempo, Rejane aproveitou aquilo que aprendeu na família e inovou, passando a reutilizar lacres de latinhas e CDs em seus trabalhos.

Rejane já foi protagonista da exposição temporária Arte e Criatividade Popular no Museu do Folclore, em 2019. Em 2021, montou a exposição Do Lixo ao Luxo, apresentada no Parque Vicentina Aranha, e transformada posteriormente em mostra virtual. A artista também participou de algumas edições do Museu Vivo.

Programação

A programação prossegue na quarta-feira (17), as 14h, com a participação do museu no Workshop Desvendando o Desenvolvimento Sustentável nos Museus, quando será feita uma apresentação sobre práticas educativas. O evento acontece no CEFE – Centro de Formação do Educador (Av. Olivo Gomes, 250 – Santana).

No domingo (21), das 14h às 17h, novamente como parte do projeto Diálogos sobre o Folclore, haverá um Museu Vivo especial, com uma roda de conversa para discussão do tema Histórias e usos do fogão à lenha.

O encontro reunirá os fazedores Henrique Marcos de Oliveira, José Donizetti Costa, Duglaci Souza Thompson, Cristina Alves, Damiana Francisco, Alessandra Coelho, Josefa Vieira da Silva e Saturnino de Barros Silva.


Saturnino será um dos participantes no dia 21

Objetivo

A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), a partir de tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.

O tema deste ano é Museus, sustentabilidade e bem-estar, que visa destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×