Mais cinco ônibus da frota vão circular com o tema do SSP23
21/06/2023 17:14
VLP envelopado para o ISU
VLP adesivado com o tema da SSP23 circula desde o fim de maio pela Linha Verde - Foto: PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos vai adesivar mais cinco ônibus da frota municipal de transporte coletivo com o tema do SSP23 (Space Studies Program) para divulgar o evento junto à população.

Considerado como o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial, o SSP terá início na próxima segunda-feira (26) e se estende até 25 de agosto em São José dos Campos.

Os veículos com tema do evento vão circular em cinco regiões da cidade, nas linhas com maior volume de passageiros. São elas: linha 122 – Altos de Santana (região norte), linha 237 – Novo Horizonte (leste), linha 128 – Urbanova (oeste), linha 304 – Jardim Colonial (sul) e linha 212 – Putim (sudeste).

Desde o final de maio, um VLP (Veículo Leve sobre Pneus) 100% elétrico, já circula pela cidade adesivado com imagens do espaço, do planeta terra, estrelas, foguetes e satélites que integram o tema do SSP23.

Os novos ônibus adesivados são do modelo padron e serão integrados à frota a partir de segunda-feira na linha 212 - Putim. Os demais passam a circular durante a semana.

Sobre o SSP (Space Studies Program)

Organizado pela ISU (International Space University), é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor. Em 34 anos de existência, já formou 5.400 profissionais de 110 países.

É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico.

Os estudos serão realizados no ITA e no INPE, mas teremos a integração de toda a comunidade em eventos gratuitos abertos ao público, como painel com astronautas, competição de robôs, lançamento de foguetes e balões, entre outros.

Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede.

Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas de 50 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.

O INPE e ITA submeteram em conjunto com a Prefeitura de São José a proposta para sediar o SSP 2023. O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.

Mais informações: https://ssp23.isunet.edu/

Colaborou: Beatriz Rosa