Membros da ISU participam de city tour em São José
12/06/2023 17:03
City Tour ISU
Membros da ISU de países como França, Austrália, Quênia, Turquia, México e Nova Zelândia posam para foto no Vicentina Aranha - Foto: PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Uma delegação de 15 pessoas, entre membros e diretores da ISU (International Space University), participou no último sábado (10) de um City Tour especial por parques municipais de São José dos Campos.

O grupo é responsável pela organização do SSP23 (Space Studies Program), o maior evento de estudos espaciais do mundo, que será realizado entre os dias 26 de junho a 25 de agosto de 2023 na cidade.

A visita, que durou cerca 7 horas, teve início pelo Parque da Cidade, incluindo o Museu do Folclore, Parque Alberto Simões e foi finalizada no Parque Vicentina Aranha.

Apesar do evento ter início previsto para o dia 26 de junho, membros do staff da ISU começaram a chegar a São José no início do mês. Atualmente, a cidade já conta com cerca de 30 pessoas de diversos países para cuidar da organização do evento.

Os estudos acadêmicos serão realizados no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que submeteram conjuntamente com a Prefeitura de São José a proposta para sediar o SSP 2023.

O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.

Estudos espaciais

O SSP é considerado como o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial, tendo formado 5.400 profissionais de mais de 110 países.

É um programa intensivo de dois meses realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo. Ele oferece aos participantes uma experiência única e abrangente de desenvolvimento profissional, que contempla todos os aspectos de programas e empreendimentos espaciais.

A previsão da ISU é que se tenha 1.000 horas de conteúdo acadêmico.

Esta é a primeira vez que o SSP é realizado no Brasil e a segunda vez que acontece em um país da América Latina, em 35 anos de existência.