Roda de conversa discute nascente na zona sul
06/06/2023 17:40
Roda de conversa sobre a melhoria da qualidade das águas dos rios urbanos
Cerca de 100 pessoas compareceram ao evento na sede do Rotary Clube Satélite - Foto: PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O Rotary Clube Satélite sediou, na noite desta segunda-feira (5), uma roda de conversa sobre a melhoria da qualidade das águas dos rios urbanos.

O evento integrou a programação da Semana do Meio Ambiente, da Prefeitura de São José dos Campos, e contou com a presença de várias instituições pertencentes à comunidade, além dos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da EMEFI Prof.ª Mercedes Carnevalli Klein.

A roda de conversa discutiu como a co-responsabilidade de diversos agentes podem buscar soluções para a melhoria da qualidade da água na nascente da Rua Lira, no Jd. Satélite, evitando a emissão de esgoto nas redes de águas pluviais e da destinação inadequada de resíduos no local, com a participação efetiva da população juntamente com a Prefeitura.

O Programa Revitalização de Nascentes promove o cuidado de 38 nascentes em áreas públicas urbanas, através de um trabalho de proteção e conservação em parceria com a comunidade local, outras secretarias municipais, instituições e empresas.

Uma das primeiras providências inclui a proteção das áreas responsáveis pelo abastecimento dos cursos d’água para que a água das chuvas possa ser interceptada pela vegetação e retida pelo solo, podendo fluir de forma gradual em direção aos córregos.

Para garantir o abastecimento de água, é fundamental proteger os mananciais. Portanto, são realizados reflorestamentos nas áreas de preservação permanente, com o foco voltado para as nascentes e as faixas ciliares dos cursos d’água.

Ao mesmo tempo, são implantados programas de educação ambiental que assegurem a manutenção das áreas recuperadas e a compreensão pela comunidade da importância a conservação das mesmas.

Mostra de vídeos

A Roda de Conversa exibiu vídeos produzidos para a 7ª Mostra de Vídeos do Programa Revitalização de Nascentes, realizada em 2022.

Desde 2010, a Prefeitura de São José dos Campos tem propiciado cursos de formação e capacitação técnica em linguagem audiovisual aos professores e alunos multiplicadores que, juntos, passam a construir a memória do Programa por meio de imagens e sons, além de produzirem material de conscientização e divulgação junto à comunidade.

A professora Lavínia Dias Fadul Cunha, articuladora do Programa Revitalização de Nascentes na EMEFI Mercedes, relatou que o programa despertou um instinto de proteção e conscientização ambiental: “Os alunos foram tomados por um sentimento de pertencimento, de que devemos cuidar do nosso lar, que é a natureza. Através de questionamentos, entendemos que fazer a diferença é um compromisso social individual, e também coletivo, e pudemos ver na mostra de vídeos exemplos de como podemos ser multiplicadores desse processo”.

Já a formadora de professores do programa, Auira Ariak Boainain, complementa: “É muito potente perceber que esses encontros plantam sementes de transformações. Muito feliz de participar deste projeto que traz um olhar sensível da cidade sobre as nascentes”.

Esta foi a primeira de seis outras rodas de conversa do Programa Nascentes programados para este ano, que tem o intuito de dar visibilidade aos vídeos produzidos pelos alunos, promovendo a conscientização da comunidade do entorno da escola e da nascente de referência para o trabalho dos alunos.