Museu do Folclore destaca manifestações do Ciclo Junino
06/06/2023 10:43
CICLO JUNINO
Típico da região do Vale do Paraíba, o bolinho caipira é um dos ícones da manifestação culinária durante o ciclo junino - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Junho é mês de festa junina em várias regiões do Brasil. Na região sudeste e, em particular, no Vale do Paraíba, ela está presente em quase todos os municípios. Em São José dos Campos, o Museu do Folclore dá destaque a esta manifestação popular em diferentes atividades.

Desde o início do mês, músicas típicas desta época do ano já podem ser ouvidas no lado externo do museu, no Parque da Cidade. A execução das canções é feita por som mecânico e faz parte do projeto Ouvindo por Acaso, que também inclui informações sobre o ciclo junino.

Informações à disposição em totem

No livro ‘Dicionário do Folclore Brasileiro’, o autor e folclorista Luis Câmara Cascudo destaca que a “festa junina comemorada no Brasil é uma herança e uma assimilação da interação brasil-lusitana, com toque de religiosidade cristã; e que em Portugal a festa era identificada por festa joanina”.

A obra está à disposição para consulta na Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, do Museu do Folclore, que funciona de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Outras atividades

As atividades prosseguem durante o mês e incluem, no dia 25 de junho, a realização de um Museu Vivo junino, com a presença de vários representantes da cultura popular regional. Eles compartilharão seus saberes e fazeres com o público, nas áreas do artesanato, culinária, música e dança.

Na mesma data, está prevista a abertura de uma nova exposição temporária, que terá como tema as sortes e simpatias comuns deste período e relacionadas aos santos juninos (São João, São Pedro e Santo Antonio). “A intenção é que o visitante conheça, relembra e revisite o imaginário popular”, enfatiza a museóloga do Museu do Folclore, Maria Boujadi.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 39247354 – www.museudofolclore.org