Prefeitura de São José investe em energia limpa
24/07/2023 10:29
Usina Fotovoltaica em Cachoeira Paulista. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 13-07-2023
A energia limpa vem de uma fazenda de módulos fotovoltaicos em Cachoeira Paulista, cidade que tem alto índice de densidade solar - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Manutenção da Cidade

Sempre em busca de inovação, a Prefeitura de São José dos Campos vai substituir a energia convencional por solar nos prédios públicos da cidade. Além ser renovável e contribuir para o meio ambiente, pois preserva o uso de recursos naturais, vai gerar economia no pagamento do consumo de eletricidade. Essa é uma das novas fontes sustentáveis em que a cidade está apostando.

Essa energia limpa vem de uma fazenda de módulos fotovoltaicos em Cachoeira Paulista, cidade que tem alto índice de densidade solar. São 11 mil metros quadrados de placas solares. Os créditos, resultados da captação, começam a ser descontados em agosto.

Com essa tecnologia, o município terá créditos de energia, que diminuiram o valor das contas dos prédios públicos. O resultado dessa ação trará uma economia inicial de 26,4% de desconto no uso para abastecer 43 prédios públicos e a Linha Verde.

A matriz fotovoltaica não é a única que será utilizada na cidade. Visando sempre a sustentabilidade, a Prefeitura vai iniciar o funcionamento de uma usina de biogás e também a compra de energia do Mercado Livre, mais barata que da concessionária.

Após o funcionamento das três modalidades de energia limpa, a economia no pagamento do consumo chegará bem próximo de 50%.

Energia solar

Algumas pessoas se perguntam como é possível o sol abastecer um prédio. O que acontece é que a radiação solar, ao atingir os painéis fotovoltaicos de silício, esquentam até aproximadamente 40 ºC, transformando-se em energia elétrica.

A captação dos raios solares em sistemas fotovoltaicos produz eletricidade por meio da corrente contínua. Porém, para alimentar os equipamentos eletrônicos e aparelhos domésticos, é necessário convertê-la em corrente elétrica alternada, que tem a capacidade de ser levada por longas distâncias. A transmissão será feita pela concessionária de energia.

Fazenda

A fazenda de Cachoeira Paulista é gerenciada pela Capua Engenharia, que venceu o processo de concessão. A fazenda ocupa uma área de 19 mil metros quadrados, com estruturas montadas para amparar os painéis fotovoltaicos, capazes de suprir, por meio da energia solar, a carga necessária e injetar na rede de transmissão da concessionária.