Educação em museus é tema do próximo Terças com Museologia
23/07/2023 13:37
TERÇAS DE JULHO
Patrícia Cruz é diretora de Cultura da Prefeitura de Jacareí e membro do Cosisem (Conselho do Sistema Estadual de Museus) - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O encontro virtual, deste mês, do projeto Terças com Museologia, está marcado para o próximo dia 25 e terá como convidada a diretora de Cultura da Fundação Cultural de Jacareí, Patrícia Cruz. Ela abordará o tema Conceitos e Práticas de Educação em Museus.

Outros especialistas poderão ser convidados para as próximas edições, tendo sempre a mediação da museóloga Mariana Boujadi. O encontro é transmitido pelo Google Meet, das 9h às 10h30, e as inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla.


Mariana Boujadi fará a mediação

Segundo Patrícia, a proposta é sugerir aos participantes uma reflexão em perspectiva macro sobre as noções de educação patrimonial, educação para o patrimônio e educação museal, tendo como arcabouço teórico o pensamento “freiriano” (educador Paulo Freire).

Realizado pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, o projeto Terças com Museologia é voltado a profissionais da área, mas também pode ser acompanhado por leigos interessados nos assuntos discutidos.

Perfil

Patrícia Cruz também é membro do Cosisem (Conselho do Sistema Estadual de Museus) e participa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação, da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo).

É bacharel em museologia (UFPEL), mestra em educação (USP) e doutoranda no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da USP, onde pesquisa temas relacionados à educação em museus e patrimônio cultural; além de ser especialista em Gestão de Projetos e História e Cultura Brasileira.

Já atuou no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, entre outras instituições culturais. Possui experiências profissionais em educação patrimonial, gestão de museus, gestão documental e ações de salvaguarda e preservação do patrimônio material e imaterial.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×