Museu Vivo terá doce de leite, produtos fitocosméticos e viola
Atualizado em 14/07/2023 - 11:48
MUSEU VIVO DIA 16 DE JULHO
Sofia de Faria Ramos compartilhará com o público uma gostosa receita de doce de leite - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A observação e a determinação da joseense Cecília Terra Aleixo da Cruz foram decisivas para que, há um ano e meio, ela passasse a elaborar produtos fitocosméticos, da mesma forma como fazia a irmã mais nova, Maíra. Cecília é uma das participantes do Museu Vivo deste domingo (16), no Museu do Folclore.

“Eu aprendi a fazer os preparados observando a minha irmã", explica Cecília. "Depois que ela faleceu, até tentei doar e vender as matérias-primas, os livros e as receitas, mas ninguém se interessou, de fato. Foi então que tomei a decisão de dar sequência ao trabalho dela.”

Cecília aprendeu com a irmã mais nova

Outra convidada para o encontro deste final de semana é a mineira Sofia de Faria Ramos, de Candelária, que compartilhará com o público uma gostosa receita de doce de leite. Ela conta que a dela mãe cozinhava muito bem e que aprendeu a fazer muitos pratos com ela e suas avós.

“Minha mãe sabia fazer arroz doce, doce de abóbora, broa, biscoito de polvilho, cuscuz e vários outros pratos", lembra Sofia. "Em Candelária minha família fazia quase tudo em casa. Para fazer paçoca, a gente usava pilão para socar o amendoim, que era plantado e processado na nossa terra.”

A vivência se completará com o violeiro Valdir Ramos de Andrade, nascido em Igaratá. “Meu pai e minha mãe já tocavam viola, e muitos outros na família também tinham este saber”, conta. Ele já toca há muito tempo, e o nome artístico é Ramos Play Show Sertanejo.

Valdir vai mostrar a sabedoria na viola

Gestão

O programa Museu Vivo é realizado aos domingos à tarde, das 14h às 17h, e tem como objetivo valorizar os saberes e fazeres de diferentes representantes da cultura popular da região. A atividade é gratuita e aberta ao público.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. A gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore