São José terá projeto piloto de tecnologia 5G no centro
Atualizado em 03/07/2023 - 15:26
Inauguração do Projeto 5G e Circularidade. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 03-07-2023
A apresentação do projeto aconteceu nesta segunda-feira (3) no Parque Tecnológico São José dos Campos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

São José dos Campos vai contar com um projeto piloto para teste da tecnologia 5G por meio de 11 luminárias inteligentes instaladas na rua Coronel José Monteiro, no centro da cidade.

A apresentação do projeto aconteceu nesta segunda-feira (3) no Parque Tecnológico São José dos Campos e com visita ao local onde a nova tecnologia foi testada.

O Projeto Conecta 5G é uma parceria entre o Parque e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) sem custos para o município.

A Tecnologia 5G é um dos primeiros projetos lançados dentro do conceito de Sandbox, ambiente experimental de inovação destinado à realização e acompanhamento de testes de novos produtos e serviços aprovado pela Câmara em abril.

São José dos Campos é uma das primeiras cidades do Brasil a implantar o mecanismo.

“Teremos um laboratório para que uma série de startups possam criar e apresentar soluções que envolvam a tecnologia 5G”, disse o diretor-geral do Parque Tecnológico, Jeferson Cheriegate.

Conecta 5G

O Conecta 5G é um projeto que leva luminárias inteligentes, com antenas 5G integradas, para os espaços públicos. Algumas das luminárias, fazem reconhecimento facial e leitura de placas de veículos.

O projeto pode gerar às prefeituras receitas acessórias para seus municípios, além de novos modelos de negócios que contribuam para o desenvolvimento regional.

Inicialmente, o sinal 5G estará disponível para o comércio localizado na rua Coronel José Monteiro e, num segundo momento, wi-fi público para a população em geral.