Depoimentos de vítimas emocionam estudantes no programa Party
Atualizado em 31/01/2023 - 14:20
Evento sobre trauma por uso de álcool por jovens. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 30-01-2023
Em visita ao Lucy Montoro, estudante experimenta se movimentar com cadeira de rodas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Saúde

Depoimentos cheios de emoção feitos por Bruno Emanuel dos Santos e Willian Silvestre sensibilizaram os estudantes que participaram na segunda-feira (30) da primeira edição de 2023 do Programa Party, no Centro de Reabilitação Lucy Montoro.

O metalúrgico Bruno é paciente do Centro e contou sua experiência a uma plateia de 60 alunos do 1º semestre da Faculdade de Ciências Médicas Humanitas, de São José dos Campos. Ele falou das dificuldades e desafios que teve que enfrentar para retomar sua vida após ter sido vítima de um acidente de trânsito, com sequelas graves.

“Em 2021, com dois filhos e alguns problemas na cabeça, estava na minha moto querendo chegar rápido na casa da minha mãe. Uma imprudência e uma fração de segundo mudou toda a minha vida e da minha família”, disse Bruno, que sofreu dano irreversível na coluna e ficou paralítico em consequência do acidente.

"Achei que minha vida tinha acabado. Mas a reabilitação está sendo um divisor de águas e estou de volta à vida, com o emocional equilibrado, com esperança.”

Prevenção

Os depoimentos de Bruno e Willian marcaram a primeira edição de 2023 do Programa Party, cujo objetivo é conscientizar jovens sobre riscos de traumas com acidentes de trânsito, especialmente relacionados ao consumo de bebida alcoólica.

O Party é uma iniciativa conjunta do Hospital Municipal, Centro de Reabilitação Lucy Montoro, SAMU, secretarias municipais de Saúde e Mobilidade Urbana, Corpo do Bombeiros e Polícia Rodoviária.

Estudantes do ensino médio são o principal alvo do programa. Em mais de 30 edições, cerca de 1.800 jovens entre 16 e 23 anos de escolas, universidades e instituições já participaram do Party em São José.

Palestras, vídeos e depoimentos mostrados aos estudantes reforçaram a importância da prevenção. Jovens entre 16 e 23 anos são a maioria das vítimas de acidente de trânsito no Brasil e muitos ficam com sequelas graves.

Em São José dos Campos, do total de pacientes atendidos por traumas no Centro Lucy Montoro em 2022, cerca de 50% tinham menos de 30 anos.

Estudo feito pela Sociedade de Pediatria de São Paulo em 2019 indicava que cerca de 60% dos jovens de 17 e 18 anos consomem bebidas alcoólicas regularmente, inclusive antes e enquanto dirigem.

Programação

“A próxima edição do evento, ainda sem data marcada, será para estudantes do ensino médio da cidade”, disse a enfermeira Nelsina Benedita do Carmo, do Centro Lucy Montoro, coordenadora do Programa Party em São José.

O público do evento visitou o Centro Lucy Montoro e o Hospital Municipal, que é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

Confira o vídeo