Folias de Reis levam devoção e emoção ao Museu do Folclore
30/01/2023 16:03
25ª Chegada das Bandeiras de Folia de Reis no Museu do Folclore. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 29-01-2023
Folia de Reis Estrela de Belém, do Jd. Telespark, se manifesta no presépio durante a Chegada das Bandeiras - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A professora Andreia Ribeiro Mendes, 58 anos, mineira de Passa Quatro, não escondia sua alegria em acompanhar, pela primeira vez, a 25ª Chegada das Bandeiras, realizada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, no último domingo (29), no Parque da Cidade.

No domingo, 14 Folias de Reis – 8 de São José e 6 de outras cidades: Caçapava (2), Jacareí, Paraibuna, Taubaté e São Bento do Sapucaí) participaram do encontro. E mesmo com a chuva forte que caiu durante um tempo à tarde, todas se manifestaram.

A 25ª Chegada das Bandeiras marcou o encerramento do ciclo de Natal e o fechamento do presépio do museu, que tiveram, respectivamente, início e abertura no dia 4 de dezembro do ano passado. A festa levou ao Museu do Folclore cerca de 500 pessoas.

Preservação

Andreia Ribeiro, professora de Passa Quatro

“Esta festa é fundamental para o resgate e a preservação da nossa cultura popular. E o que me chama atenção é a participação de muitos jovens e mulheres nos grupos. Isto também é muito importante. Na minha cidade também temos grupos de Folias de Reis”, enfatizou Andreia.

Quando era jovem, Andreia passava suas férias em São José, na casa da tia, Maria Bernadete Caetano Souza, 74 anos, responsável pela montagem do presépio do museu, este ano. “Foi muito gratificante ver o trabalho dela reconhecido.”

Família toda

Pedro Vito estava acompanhado da família

Devoto de Santos Reis, o joseense Pedro Vito Cesar, 73 anos, também presenciou a festa pela primeira vez ao lado da família. “Nós recebemos uma Folia de Reis todo ano em nossa casa e desta vez resolvemos ver o encontro aqui no Museu do Folclore. Estou achando muito bom”.

Emoção renovada

Jandira também já foi uma foliã

Jandira de Morais Severino, 60 anos, também de São José, participou de uma forma diferente da festa este ano. Com uma máquina no pescoço, ela registrava todos os movimentos das folias, em especial uma da qual já participou.

“Eu já fui integrante da Folia de Reis Estrela de Belém, do Jardim Telespark, do saudoso mestre Zé da Viola, e sei o quanto esta festa representa para as folias. É uma emoção que se renova a cada ano, tanto pelo seu caráter religioso como folclórico”, enfatizou Jandira.

Folias participantes

Seu Toninho, mestre da Folia de Reis de Santana

São José dos Campos: Cia de Reis Esplendor do Oriente (Jd. Satélite), Folia de Reis Estrela de Belém (Jd. Telespark), Cia dos Três Reis Estrela do Oriente (Jd. Oriente), Folia de Reis do Mestre Zé Mira (Putim), Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha, Folia de Reis São José (Vila Rubi), Folia de Reis de Santana (Santana) e Folia de Reis São Vicente de Paulo (Vila São Geraldo).

Jacareí: Folia de Reis Filhos do Oriente. Caçapava: Folia de Santos Reis Nossa Senhora da Boa Esperança (Parque Residencial Nova Caçapava) e Folia de Francisco (Chácara Germano). Taubaté: Folia de Reis Estrela da Mantiqueira (Esplanada Santa Terezinha). Paraibuna: Folia de Reis Alferes Bento. São Bento do Sapucaí: Folia de Reis Luz de Belém.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é realizada pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em agosto de 1998 em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade (Santana)
www.museudofolclore.org