Profissionais de Apoio da Educação Especial se capacitam
Atualizado em 26/01/2023 - 19:04
Formação Profissionais de Apoio SEC no Cefe. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 25-01-2023
O curso se encerra nesta sexta (27) com certificados para mais de 600 Profissionais de Apoio que atuam nas escolas municipais. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Em São José dos Campos, a Prefeitura ampliou o atendimento da Educação Especial Inclusiva da rede de ensino municipal com o trabalho dos Profissionais de Apoio Escolar, contratados para acompanharem os estudantes com deficiência em sala de aula. 

Os profissionais atuam nas escolas desde agosto de 2022 e, durante esta semana de janeiro, participaram de um curso de capacitação com o objetivo de desenvolver conhecimentos específicos do trabalho escolar voltado aos estudantes com deficiência. A capacitação será concluída nesta sexta-feira (27), com a certificação de mais de 600 profissionais em evento no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, a partir das 17h. 

O curso foi realizado pela equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania que, de forma didática, abordou as características e especificidades dos alunos da Educação Especial e Inclusiva, com compartilhamento de práticas, experiências e dinâmicas. 

Aprendizado mútuo

“Eu já tive experiência em sala de aula com crianças com deficiência no passado e estou, desde o ano passado, como Profissional de Apoio. É uma experiência enriquecedora de troca de aprendizados. Cada criança nos ensina muito, nos mostrando qual caminho preferem para seguirmos aprendendo juntos”, destaca Sônia Elizabete, da Emefi Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto, em Santana. 

Segundo Joseane Carvalho de Oliveira, da Emefi Profª Ana Berling Macedo, no Alto da Ponte, o trabalho nas escolas é novo e recompensador. “Essa formação tem sido essencial para nós, com exemplos que nos orientam para a prática. Eu acompanhei um aluno no ano passado e pude ver o crescimento dele, a descoberta das letras e o reconhecimento do nome dele. É emocionante participar disto tudo, nós aprendemos muito com cada um”, disse. 

Para a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, a parceria com os Profissionais de Apoio beneficia o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos que já são atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado e Inclusivo, garantindo mais segurança e melhorias na rotina escolar para cada estudante. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×